quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Parnaíba recebe relatório favorável do Ministério da Saúde para o tratamento do câncer


O prefeito de Parnaíba Florentino Neto (PT), disse em entrevista ao “Jornal da Cidade” desta quarta-feira (13), que a habilitação para a UNACON (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia) em Parnaíba, passou por todas as etapas necessárias para começar a atender pacientes com câncer na região.

Florentino deu a notícia em primeira mão por telefone direto da Coordenação de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde em Brasília, onde recebeu um relatório técnico favorável para o município. O documento passou também pelo DERAC (Departamento de Regulação Auditoria e Controle) sendo esta, a última instância do Ministério da Saúde para a assinatura e habilitação do tratamento.

Estiveram com o prefeito os deputados federais Assis Carvalho (PT-PI), Odorico Monteiro (PT-CE), além dos médicos Thiago Almendra e Mirócles Veras, eles foram recepcionados pelo Ministro da Saúde Marcelo Castro em reunião. Florentino acredita que em pelo menos 40 dias o tratamento tenha início, uma média de 1.000 procedimentos em oncologia e 600 cirurgias por ano atenderão Parnaíba e região.

“Eu quero agradecer a todos que tem rezado para o sucesso desse projeto, que vai diminuir o sofrimento de muitas pessoas que estão acometidas pela doença, descentralizando o atendimento de Teresina, possibilitando que as pessoas de cidades vizinhas possam fazer o tratamento em Parnaíba” destacou o prefeito.


O projeto é uma parceria da prefeitura de Parnaíba, Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância de Parnaíba (SPMIP), Clínica João Silva e Secretaria Estadual de Saúde. A reunião em Brasília possibilitou tratar também da Rede de Urgência e Emergência e sobre a UTI no Hospital Santa Edwigens com a presença do médico Paulo Lages.