domingo, 11 de novembro de 2012

A Disputa Pelo Governo do Piauí Já Começou


   Palácio de Karnak sede do governo do Piauí (Foto: Guia Teresina)

O piauiense de fato respira política o ano inteiro, a imprensa da capital Teresina e a de Parnaíba, já estão falando de eleições 2014. Eu também vou aproveitar e falar, até agora já postulam pré – candidaturas para o governo do estado os seguintes nomes: Moraes Souza Filho (PMDB), Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP).

O fato é que toda eleição é uma caixa de surpresa, temos três nomes bons para a disputa, cada um com sua marca. E nesse jogo, vence quem sabe articular melhor, o futuro de uma população. Vou tentar resumir o que eu vejo de cada um dos três.

Wellington Dias

     Senador Wellington Dias PT - PI (Foto: Agência Senado)

Ganhou peso político com sua eleição vitoriosa para o governo do Piauí em 2002, a maioria dos piauienses via nele, a esperança de renovação pelo fato de ser ligado ao ex – presidente Lula. O petista massificou sua base política e conseguiu em 2006 a reeleição, seu segundo mandato de governador, diferente do primeiro não alcançou muito êxito, escândalos como a das ambulâncias, da Emgerpi e a tragédia dos Algodões apareceram em seu governo. Wellington é sem dúvidas, uma liderança forte do Piauí, mas no momento precisa centralizar seu foco no mandato de Senador, isso porque, o parlamentar sofreu querendo ou não, um desgaste na recente campanha para a prefeitura de Teresina onde saiu derrotado (nem a Dilma que é do mesmo partido do senador, não quis pedir voto para ele).

Mas como ele mesmo sabe, o mandato de senador lhe oferece a oportunidade de mostrar que ele pode trabalhar pelo Piauí até lá e pode até ganhar.

Ciro Nogueira

            Senador Ciro Nogueira PP - PI (Foto: GP1)

Também é senador do Piauí e exerce um papel bem mais tímido, do que quando era deputado federal, na época ele levantou a importante bandeira da pec 300 que lhe assegurou uma admiração indiscutível.

Em sua recente aparição na campanha em Teresina, Ciro apoiou até o ultimo momento o candidato Elmano Ferrer do PTB que deixará a prefeitura da capital em 01 de janeiro quando entrega para o tucano Firmino Filho eleito o prefeito de Teresina.

O senador Ciro precisa resolver, um probleminha que pode virar um problemão (a guerra com a TV Antena 10) que o acusa de censura, esse caso pode se tornar uma bola de neve na imagem politica do progressista. A TV não tem poupado indiretas que o telespectador facilmente nota que são para Ciro.

Mesmo não tendo declarado formalmente, Ciro sinaliza uma possível aliança com o prefeito de Parnaíba José Hamilton para ser vice em sua chapa, o próprio Zé Hamilton, já disse em várias entrevistas que não quer se perpetuar na vida pública, mas essa não deixa de ser uma hipótese, que se torne verdade. Ele também é um forte líder e poderão ganhar.

 Moraes Souza Filho

  Zé Filho vice governador e presidente da FIEPI ( Foto: Cidadeverde)

Foi vereador de Parnaíba, prefeito, deputado estadual duas vezes, atualmente é vice governador do estado e presidente da Federação da Indústrias do Piauí (FIEPI).

Zé Filho surpreendeu muita gente nas eleições de 2010, há quem diga que o grande articulador da chapa que venceu aquelas eleições foi o ex – deputado e também presidente da FIEPI de saudosa memória Ant. José de Moraes Souza (o pai de Zé Filho).

Com a experiência adquirida ao longo desse tempo, o Pmdesbista tem uma tarefa não muito fácil, articular um cenário político digno da confiança dos piauienses, a exemplo do que fez nas eleições em Teresina apoiou Elmano por fidelidade partidária, mas o seu candidato de coração era o tucano Firmino que venceu as eleições.

O cenário é bem mais positivo para Zé Filho, pelo fato de que ele, não se torna o fator principal de qualquer falha na atual gestão, até porque não é ele o governador, seu partido o PMDB exerce não só no Piauí, mas no Brasil, um peso decisivo em uma eleição fato que pode beneficiar mais ainda o parnaibano.

Se na eleição para a prefeitura de Parnaíba seu candidato não foi eleito, Zé Filho terá uma câmara municipal de oposição bem maior do que já vimos, sem contar as prefeituras que venceram com seu apoio e que somarão para 2014. Como os outros dois nomes, Zé Filho poderá surpreender de novo e também vencer a disputa.