quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pioneirismo dá novo passo à formação de mão de obra qualificada


Foi realizada na noite desta segunda-feira (14), no campus do Instituto Federal do Piauí-IFPI de Parnaíba a Aula Inaugural do Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis. O Curso é uma iniciativa originada na Omega Energia proposta à Secretaria Estadual de Educação-SEDU em parceria com o IFPI.

Estiveram presentes à solenidade o professor doutor Paulo Henrique Gomes, Magnífico Reitor do IFPI, Adriana Moura, coordenadora geral do Pronatec, que na ocasião representou a secretária de Educação do Piauí, RejaneDias, Geraldo Ney, diretor de Relações Institucionais da Omega e o Co-fundador e diretor executivo da Omega, Gustavo Mattos.



Inicialmente são ofertadas 80 vagas para o curso, uma das turmas está formada com 40 alunos. Serão ofertadas 10 vagas para estágio na Omega. Para o reitor do IFPI, Paulo Henrique, a Aula Inaugural do curso é a realização de um sonho. “Esse momento começou a ser construído ainda no início deste ano, foi uma das primeiras agendas do Governo e hoje se concretiza”, destacou o reitor.


A Omega já investiu mais R$ 700 milhões no litoral do Piauí, além disso, vem trabalhando ações sócio-ambientais em toda a região. O diretor executivo da empresa, Gustavo Mattos, associou esse momento de investimentos na região como uma importante contribuição contra a crise econômica do país. “Para se ter uma idéia, a geração de energia eólica (limpa e sustentável), além de estar na lista de prioridades do mundo, também combate a inflação por ter tarifas mais competitivos e aumenta a geração de empregos”, afirmou. Ele destacou ainda o potencial natural da região: “através de pesquisas foi comprovado que os ventos daqui são um dos mais fortes e contínuos do mundo”, explicou.

O curso técnico vai possibilitar a mão de obra qualificada necessária para os serviços dos parques eólicos, especialmente na região.