segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A visão espírita sobre o dia de finados é tema de entrevista no JCN


Em entrevista concedida ao Jornal da Costa Norte, desta segunda-feira (02), a Coordenadora de Estudos do Centro Espírita Semente Cristã, Dora Rodrigues destacou o significado do Dia de Finados, segundo a visão espírita.
Naturalmente a maioria das famílias segue uma tradição cultural e religiosa, que tem no dia 02 de novembro de cada ano, a data específica para visitações aos túmulos de entes queridos. O costume de visitar os cemitérios nesta data, na maioria das vezes traz o sentimento de dor e saudade, sobre esse sentimento a doutrina espírita busca trabalhar o conforto dos que tiveram parentes e amigos mortos.
Dora Rodrigues conta que no espiritismo busca-se substituir um adeus, por um até logo, quando se refere à morte “A palavra finado, nos traz a idéia de fim, quando na verdade nós entendemos o desencarne como um até logo, o espírito não morre, o desencarne é como uma roupa que deixamos de vestir, essa roupa é a matéria física” explica.
Existem vários relatos que falam da reencarnação como uma nova chance dada ao ser humano para aprender com os novos desafios “A reencarnação é uma nova oportunidade, ou seja, nós não chegamos ao fim com a morte” destaca.
Entre os temas considerados delicados o espiritismo trata diariamente do suicídio com famílias que ainda não aprenderam a conviver com essa impactante e difícil realidade “O suicídio não é solução para um problema, porque o espírito continua vivo com as energias desta condição. Mesmo assim ninguém sabe o que cada pessoa passou para chegar a um determinado ponto, precisamos compreender mais certas coisas” pontua.
Por: Tiago Mendes / Portal Costa Norte 
Foto: Alexandre Mendes