quinta-feira, 11 de junho de 2015

David Neeleman é o novo dono da TAP

Foto:  Bloomberg News

RIO - O governo de Portugal anunciou nesta quinta-feira que David Neeleman, dono da Azul, e o presidente do grupo de transportes português Barraqueiro, Humberto Pedrosa, venceram o processo de privatização da TAP. Eles pagarão € 354 milhões por 61% da aérea. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros.

O Barraqueiro detém 50,1% do consórcio vencedor, o Gateway, cumprindo o requisito da nacionalidade europeia obrigatório para quem controla companhias aéreas. A holding DGN, do brasileiro-americano Neeleman, detém os outros 49,9%.

Em nota, a Azul parabenizou seu fundador e diretor-presidente pela vitória no processo de privatização da TAP e destacou a importância do negócio: “A companhia acredita que essa aquisição será uma oportunidade muito boa para o Brasil, uma vez que Portugal é a principal entrada dos brasileiros para a Europa e vice-versa, com aproximadamente 1,8 milhão de pessoas por mês que viajam por esta rota, sendo a maioria à lazer. E a TAP é líder nesse mercado e fundamental para atender a essa demanda”.

Antes mesmo da confirmação oficial, fontes já afirmavam que a proposta de Neeleman havia sido considerada pelo Conselho de Ministros “muito melhor” do que a apresentada pelo colombiano-brasileiro Germán Efromovich, da Avianca.

O consórcio Sagef, do grupo Synergy e de Efromovich, fez uma oferta de € 350 milhões: € 250 milhões em dinheiro e € 100 milhões em 50 novos aviões. E, de acordo com o site do jornal Diário Económico, a disponibilidade para investir e os projetos de capitalização da empresa foram determinantes para a decisão do governo português.

Neeleman — dono da terceira maior aérea do Brasil — chegou a ser cotado como possível comprador da TAP na primeira tentativa de privatização feita pelo governo, no final de 2012. Mas o negócio não foi à frente. De acordo com o jornal Público, a oferta feita por Neeleman agora aposta no desenvolvimento da operação no Brasil e numa investida no mercado dos Estados Unidos.

Em maio, o governo escolheu os consórcios Gateway e Sagef para negociações diretas. Depois disso, as duas empresas tiveram de apresentar propostas finais, com melhores condições face às iniciais. Neeleman e Efromovich entregaram a documentação final ao governo português na sexta-feira passada. E ambos melhoraram suas ofertas financeira e tecnicamente.

PORTUGAL TENTA VENDER TAP DESDE 2011

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, elogiou a privatização da TAP e voltou a defender que era a única solução para salvar a companhia área.

— Sabemos o que aconteceu à maior parte das companhias de bandeira na Europa ao longo de todos estes anos. Ora, o que aconteceria se não tivéssemos condições para concluir este processo com sucesso, era a liquidação da empresa no médio prazo, depois de uma manobra de reestruturação pública que não faria mais do que empurrar com a barriga o problema — afirmou à SIC.

Em 2011, Portugal concordou em vender a TAP como uma das condições para receber ajuda do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia. No ano seguinte, o governo rejeitou a única proposta de compra, feita pela Synergy, alegando falta de condições financeiras previstas pelo investidor latino-americano. Neeleman também foi apontado como um dos possíveis compradores da TAP em 2012.

Em novembro de 2014, o governo português decidiu relançar o processo de privatização, visando à venda de 66% da TAP, sendo 5% reservados aos trabalhadores. No entanto, se não houver procura para esta fatia, os 5% serão entregues ao investidor privado, que pode elevar sua participação a até 66%. Os 34% restantes devem permanecer em poder do Estado, mas em um prazo máximo de dois anos deve se desfazer dessa participação.

A venda da TAP permitirá uma injeção de capital na companhia para reforçar suas operações e renovar sua frota, disse Passos Coelho em março.

ALIADO DE NEELEMAN É O 15º HOMEM MAIS RICO DE PORTUGAL

De acordo com o site Expresso, Pedrosa é o 15º homem mais rico de Portugal e o maior empregador do setor dos transportes. O Barraqueiro é o líder na Península Ibérica no transporte rodoviário de passageiros, além de ferroviário e metroviário.

Ainda segundo o site Expresso, Pedrosa também detém 49% da Rede Nacional de Expressos, a E.V.A. Transportes, a Frota Azul, a Rodoviária de Lisboa, a Rodoviária do Alentejo, entre outras. Possui o negócio das concessões de transportes ferroviários de passageiros, como a Fertagus, o Metrô do Sul e o Metrô do Porto.


Fonte: O Globo