(delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Parnaíba / Daniel Santos PCN)
A Operação Finados/2012 da Polícia Rodoviária Federal do Piauí teve início à 00h do dia 01/11 (quinta-feira) e foi encerrada às 00h do dia 04/11 (domingo). Nesta operação foram registrados 30 acidentes que deixaram 17 pessoas feridas, provocando 02 mortes. Em 2011 o feriado de finados ocorreu numa quarta-feira, não havendo operação pela PRF. Assim, a análise comparativa será feita a partir de dados da Operação N S Aparecida 2012, que ocorreu de 11 a 14 de outubro (quinta a domingo). Nesse período foram registrados 32 acidentes, que feriram 14 pessoas, deixando 04 mortos.
Prisão por direção perigosa
Em Parnaíba/PI, no km 10 da BR 343, na tarde de sábado (3), dois motoristas foram presos por direção perigosa. O primeiro conduzia um automóvel Ford Fiesta e foi identificado pelas iniciais G.S.L de 36 anos. No segundo caso, o condutor T.F.V.M, dirigia um VW Gol e não obedeceu à ordem de parada, não possuía CNH e dirigia sob efeito de bebida alcoólica. Os dois casos foram encaminhados à Central de Flagrantes em Parnaíba.
Acidentes fatais
Em Picos, no km 309 da BR 316, tarde de sexta-feira (2), houve um acidente do tipo colisão traseira envolvendo os veículos Renault Clio e uma motocicleta Honda CG 125 FAN. A moto era conduzida por Márcia Maria da Silva, vítima fatal. Este acidente deixou feridos os passageiros Daniela Santos Leite (lesões graves) e Raylla Josefa dos Santos (lesões leves). O condutor do Renault Clio evadiu-se do local do acidente, mas foi localizado posteriormente pela Polícia Militar e submetido ao teste de alcoolemia, obtendo o resultado de 1,12 mg/l.
Em Teresina/PI no km 23 da BR 316, na noite de sábado (3), ocorreu um acidente do tipo queda de moto, seguida de atropelamento de pessoa, envolvendo um veículo não identificado, que atropelou Ivonete Medeiros da Silva Santos, 39 anos, vitimada fatalmente. A vítima foi atropelada após cair de uma motocicleta Honda CBX 200 Strada. Encaminhada ao IML local.
Policiamento e fiscalização
As ações de policiamento e fiscalização resultaram na aplicação de 571 multas por infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Ficaram retidos para regularização 75 veículos. Foram recolhidas 25 carteiras de motoristas por estarem vencidas ou por direção sob efeito de álcool.
Motoristas embriagados
Durante o período considerado 25 motoristas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Desse total, 09 condutores foram presos e encaminhados às Delegacias de Polícia para responsabilização pelo crime de embriaguez ao volante que prevê pena de reclusão de seis meses a três anos. As prisões foram em Parnaíba (4), Picos (2), Floriano (2) e Campo Maior (1).
Excesso de Velocidade
A fiscalização do excesso de velocidade efetuada com equipamento radar permitiu o flagrante de 348 veículos que eram dirigidos em velocidade acima da permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro. Esta legislação prevê multas que variam de R$ 85,00 a R$ 540,00. O valor é definido em função do excesso verificado sobre o limite estabelecido para a via.
Prisão por porte ilegal de arma de fogo
Em Valença/PI, no Km 214 da BR 316, na tarde de quinta-feira (1), foi preso R.P.S, condutor do veículo Honda/CG 125. A fiscalização da PRF verificou o porte de uma espingarda calibre 20 sem que o condutor apresentasse a documentação legal exigida pela legislação brasileira. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia de Valença do Piauí.
Prisão por porte de “rebite”
Em Teresina/PI, no km 11 da BR 316, na noite de quinta-feira (1) foram apreendidos 38 comprimidos de “rebite”, em poder de D.B.P, condutor do veículo Honda/CG 125 FAN. Este medicamento pertence ao grupo das anfetaminas que tem venda proibida. Motoristas profissionais, principalmente caminhoneiros, fazem uso deste remédio para se manterem acordados, prolongando indevidamente a carga horária de trabalho. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes em Teresina.
Fonte: PRF-PI