segunda-feira, 15 de junho de 2015

16 de Junho 53 anos da Francisco Correia conheça a história da 2ª Loja Maçônica de Parnaíba


PERFIL DA LOJA


Sessão realizada na Francisco Correia com a visita de Irmãos do Oriente de Fortaleza - CE

O texto a seguir, narra a história da Loja Francisco Correia até os seus 50 anos comemorados em 2012, hoje 16 de junho de 2015 a Loja celebra 53 anos de história e relevantes serviços prestados à sociedade

         A Augusta e Respeitável  Loja Simbólica Mestre Francisco Correia Nº7, filiada a Grande Loja Maçônica do Piauí, com sede na Rua Alm. Gervásio Sampaio, 257, Bairro do Carmo, Parnaíba-PI., fundada em 16 de junho de 1962, com personalidade jurídica,CNPJ-05.589361/0001-39,  reconhecida de utilidade pública em 02 de junho de 1975, pela Lei Municipal Nº 899, vem desenvolvendo no Piauí e em Parnaíba relevantes serviços de cunho social, cultural e filantrópico. Várias ações estão sendo desenvolvidas na comunidade Parnaibana, entre outras: o de apoio a formação de jovens, de faixa etária de 13 a 21 anos, enfocando a moral, ética, cultura e liderança, através da Ordem DeMolay, Capítulo José Barreto de Albuquerque e da Ordem Internacional das Filhas de Jó, Bethel#04- Lírios do Delta. Na filantropia destacamos o Projeto de atendimento as pessoas deficientes  e mais carentes de nossa comunidade, com doação de cadeiras de roda, distribuição de cestas básicas(alimentos) no Natal e Semana Santa. É relevante, também, a participação efetiva da Loja no atendimento à comunidade nos momentos de calamidade pública, apoiando as ações desenvolvidas pela Defesa Civil. A Loja possui um prédio próprio onde desenvolve suas atividades filosóficas e filantrópicas, bem como eventos sociais e culturais. Possui, também, um prédio onde funciona hoje uma Unidade de Saúde da Família – Módulo-8, mantido em convênio com a Prefeitura Municipal de Parnaíba.

         A Loja conta com o apoio e a participação do Clube das Luvas Brancas, composto por esposas dos irmãos das Lojas Mestre Francisco Correia Nº7 e Sol Nascente Nº37, sendo uma força propulsora do relacionamento e interação entre as famílias dos irmãos, promovendo laços de amizade fraterna. O Clube é um parceiro importante no desenvolvimento das atividades filantrópicas, no atendimento as pessoas mais necessitadas, principalmente na prática da Caridade.

         É de salutar importância o acolhimento por parte da família maçônica das Lojas Mestre Francisco Correia e Sol Nascente, dos sobrinhos e sobrinhas filiados à Ordem DeMolay e Filhas de Jó, pelo que representa a formação destes jovens para a edificação de uma sociedade mais fraterna, disseminando a prática da Caridade e do amor de Cristo entre os homens, estruturando a família a servir pela paz e a harmonia dos povos. 




RESUMO HISTÓRICO
1962-2012


         Em 29 de maio de l962 reuniram-se nove irmãos Mestres Maçons, sob a presidência do irmão Francisco Olímpio da Silva, quando foi proposto a fundação de uma Loja Maçônica da Obediência da Grande Loja do Piauí, adotando o Rito Escocês Antigo e Aceito, com a denominação de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Francisco Correia Nº7, nome escolhido em homenagem ao irmão Ex-Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Parnaibana, da Obediência do Grande Oriente do Brasil, pelos relevantes serviços prestados à Ordem e a Comunidade,  sendo no ato eleita uma diretoria provisória assim constituída:
            Venerável                                          Luiz  Gonzaga Mendes
            1º Vigilante                                       Francisco Olímpio da Silva
            2º Vigilante                                       Valdemar Gonçalves de Holanda
            Orador                                              Humberto Moura
            Secretário                                         José de Ribamar Ferreira
            Tesoureiro                                        Demerval Santana
            Guarda do Templo                           Tomaz da Silva Lima
            Mestre de Cerimônia                        Benedito Ribeiro da Graça
            Chanceler                                         Abílio Antônio de Sousa

            Em 16 de junho de 1962, sob a Presidência do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Piauí, irmão José Eduardo Pereira, é realizada a Sessão de Instalação e Sagração da Loja. Em seguida é feita a Eleição e Posse da Administração da Loja para o período, junho-62 a junho-63, bem como a iniciação de 19 (dezenove) profanos.
           
A PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO DA LOJA FICOU ASSIM CONSTITUIDA:
          

 LUZES
            Venerável                                                            Luiz Gonzaga Mendes
            1º Vigilante                                                         Francisco Olímpio da Silva
            2º Vigilante                                                         Valdemar Gonçalves de Holanda



OFICIAIS
            Orador                                                               Humberto Moura
            Secretário                                                          José de Ribamar Ferreira 
            Chanceler                                                          Abílio Antônio de Sousa
            Tesoureiro                                                         Demerval Santana
            1º Diácono                                                        Benedito Gomes de Sousa
            2º Diácono                                                        Domingos Ferreira de Melo
            Mestre de Cerimônia                                        Benedito Ribeiro da Graça
            G.´. do Templo                                                 Tomaz da Silva
            Cobridor Externo                                             Tomaz da Silva Lima



                 IRMÃOS NEÓFITOS INICIADOS EM 16 DE JUNHO DE 1962.

1.                Aloísio Sousa Cruz
2.                Antônio Fernando Vieira
3.                Raimundo Rodrigues de Almeida
4.                Eloi Bacelar
5.                Lourival Pereira de Sousa
6.                Vicente de Paula Monteiro
7.                Creusomir Cavalcante Brito
8.                José Barreto de Albuquerque
9.                Raimundo Nonato Boto
10.            José Américo de Albuquerque
11.            Evandro Hardy Madeira
12.            Baltazar Mijael Ribeiro
13.            Moacir Lima
14.            Antônio de Araújo Bacelar
15.            José Evandro Machado Melo
16.            Sesóstrio Melo de Sousa
17.            João Batista do Amaral
18.            Luiz Ferreira Formiga
19.            José Francisco da Paz

            Esta foi a maior iniciação da Loja Mestre Francisco Correia nº7, constituindo-se seus fundadores, juntamente com a diretoria eleita e empossada.

            A Loja iniciou seus trabalhos em prédio alugado, primeiro na Rua 7 de Janeiro, na Beira Rio, perto do Porto das Barcas, passando em 1963 para o Casarão Simplício Dias, na Avenida Getúlio Vargas, no segundo andar; como as instalações eram precárias, o irmão Sebastião Raimundo de Souza, eleito e empossado Venerável em junho-1971 providenciou de imediato a mudança para um novo prédio, na Avenida Getúlio Vergas, antigo escritório de Contabilidade de José Aragão; as novas instalações proporcionaram um Templo com todas as suas alegorias, e um Salão de Banquete bem amplo. Contudo, o ideal dos irmãos e de todas as suas administrações era a construção de um Templo próprio. Na administração do Prefeito Elias Ximenes do Prado, em 1975 e do prefeito João Batista Ferreira da Silva, em 1979, a Loja ganhou dois terrenos, formando um só corpo, no Bairro do Carmo, iniciando logo em seguida a construção do Templo, na administração do Venerável Aloísio Sousa Cruz. O prédio foi concluído  em l982, na administração do irmão Valdir Edson Soares, com endereço à rua Gervásio Sampaio,257, Bairro do Carmo (Bairro Coroa), consagração realizada no dia 13 de fevereiro de 1982. Aqui registramos o empenho dos irmãos da Loja e a colaboração de várias  Lojas co-irmãs para que o sonho de termos um Templo próprio fosse realizado. Em seguida, na administração do irmão Venerável José Maria de Oliveira Linhares, com o apoio do deputado Antonio José de Moraes Sousa, que destinou uma verba parlamentar, foi construída uma Escola de ensino fundamental, denominada Unidade Escolar Mestre Samuel Mota, em homenagem ao nosso irmão da Loja Mestre Francisco Correia e morador do Bairro. A Escola, administrada por professoras pertencentes aos quadros do Clube das Luvas Brancas, em convênio com a Secretaria Municipal de Educação/Ministério da Educação, desenvolveu suas atividades atendendo principalmente os alunos do Bairro do Carmo e Ilha Grande de Santa Isabel, num total de 200 alunos. Com o advento do FUNDEF – Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, o convênio foi desfeito. Como o objetivo da Maçonaria é servir as pessoas mais necessitadas, a administração da Loja procurou junto a Prefeitura Municipal de Parnaíba, transformar as instalações da Escola em uma Unidade de Saúde, no que foi atendido pelo prefeito José Hamilton Castelo Branco, e hoje funciona plenamente atendendo as famílias que buscam amparo na solução de problemas de saúde, principalmente os idosos.



Devemos registrar o empenho da Loja durante a sua trajetória de 50 anos, o trabalho desenvolvido em apoio a fundação de um capítulo DeMolay, na cidade de Parnaíba, na iniciativa da Loja Co-irmã Fraternidade Parnaibana, da Obediência do Grande Oriente do Brasil, fundado em 28 de abril de 2002, recebendo o nome de Capítulo José Barreto de Albuquerque Nº 512,  atualmente participando das atividades da Loja Mestre Francisco Correia, reunindo-se em nosso Templo. Com a participação dos sobrinhos DeMolay, que vieram abrilhantar o trabalho fraterno dos irmãos, vieram também as Filhas de Jó, com seu trabalho ritualístico em nosso Templo. Os DeMolay como as Filhas de Jó representam as jóias que serão dilapidadas para o serviço do amor fraterno, da solidariedade humana e da caridade.

Registramos, também, a fundação e sagração da Loja Sol Nascente Nº 27, em 23 de fevereiro de 2009, por iniciativa do Grão Mestre da Grande Loja do Piauí, irmão Reginaldo Rufino Leal e o apoio do irmão João Francisco Lucena Franco, Venerável da Loja, bem como dos irmãos Carlos Alberto Ferraz Osório, Sebastião Raimundo de Souza, Francisco das Chagas Silva Alencar, entre outros, com reuniões às quintas feiras no mesmo templo da Loja.

Foi seu primeiro Venerável o irmão Fares José  Lima Moraes, cuja nominata ficou assim constituída: Luzes: Venerável -  Fares José de Lima de Moraes, Primeiro Vigilante – Pedro Ricardo Freitas Soares, Segundo Vigilante – Hernandes Enéas Leal, Oficiais: Orador -  Antônio Elias Siqueira Alencar, Secretário – José Ribamar de Morais Véras, Tesoureiro – Manoel Rodrigues Lopes e Mestre de Cerimônia – Francisco Araújo de Sousa.

Destacamos, também, a comemoração dos 40 anos da Loja, na administração do irmão Sebastião Raimundo de Souza, com evento festivo realizado no Sesc Beira Rio,em 15 de junho de 2002, com a participação de autoridades constituidas, lojas co-irmães, clubes de Rotary e Lions, bem como membros da Grande Loja, ocasião em que foi lançado o Jornal “O Pedreiro”, que registrou todo o evento..


 

CONFRATERNIZAÇÃO DOS 50 ANOS
16 DE JUNHO DE 2012

            A Confraternização dos 50 Anos da Loja, foi realizada no dia 16 de junho, sábado, na administração do irmão Venerável Carlos Alberto Ferraz Osório, contando com a presença dos membros da Grande Loja, cujo Conselho se reuniu no Templo da Loja, sob a orientação do Sereníssimo Grão Mestre Reginaldo Rufino Leal, fazendo-se presente, também o Grão Mestre Eleito para o período 2012-2015, irmão Pedro Alexandre de Carvalho Mota.

            O Banquete de Confraternização foi realizado no “ Momentos Buffet”, localizado na Avenida Monsenhor Antônio Sampaio, 4410, Bairro Dirceu Arcoverde, com a participação de 600 convidados. Além dos membros do Grande Conselho da Grande Loja do Piauí, registramos a presença do Vice-Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e esposa do Vereador Neto e esposa, dos irmãos da Loja Fraternidade Parnaibana, do Grande Oriente do Brasil, liderados pelo irmão César Frota-Venerável,  irmãos da Loja Sol Nascente, 37 –GLPI, companheiros do Rotary Igaraçu, Rotary Parnaíba, sobrinhos da Ordem DeMoley, sobrinhas Filhas de Jó, Bethel-04, Lírios do Delta, Cunhadas do  Clube das Luvas Brancas, entre outros convidados.

            A solenidade de confraternização foi presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Reginaldo Rufino Leal. A mesa foi composta pelos irmãos: Reginaldo Rufino Leal -Grão Mestre, Pedro Alexandre de Carvalho Mota-Grão Mestre eleito para o período 2012-2015, Carlos Alberto Ferraz Osório-Venerável da Loja Francisco Correia, Vicente de Paula Souza Neto-Venerável Eleito para o período 2012-2014, Pedro Ricardo Freitas Soares-Venerável da Loja Sol Nascente Nº 37, da GLPI, e o Venerável da Loja Fraternidade Parnaibana-GOB, irmão Cesar Araújo Frota, e pelas cunhadas Sandra Maria Souza, Sueline de Souza Oliveira Soares e Alcenira Ferraz, do Clube das Luvas Brancas e da cunhada Fátima Mourão, esposa do irmão Pedro Alexandre-Grão Mestre Eleito.

            O Cerimonial foi conduzido pelo irmão M.´.I.´; Sebastião Raimundo de Souza, dando início com o Hino Nacional. Em seguida falaram os irmãos: Carlos Alberto, Vicente de Paula, Pedro Alexandre e Reginaldo Rufino Leal, reportando-se sobre o evento. O Clube das Luvas Brancas usou a oportunidade para dar posse a Presidenta Eleita para o período 2012-2014, Sandra Maria de Souza. Em seguida O Clube homenageou a cunhada Fátima Mourão com um buquê de flores. Após a cerimônia do Clube das Luvas Brancas foi feito o encerramento pelo Grão Mestre Reginaldo. Em seguida foi servido o jantar com música ao vivo e espaço para dança.


  
DA LOJA DE PERFEIÇÃO

Especial registro destinamos a Fundação e Sagração da Loja de Perfeição Delta do Parnaíba, no ano de 1989, do Rito Escocês Antigo e Aceito, da obediência do SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 DO R.´,E.´.A.´.A.´. DA MAÇONARIA  PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, tendo como seu TVP.´. Mestre Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra. A administração 89/90 ficou assim constituída: T.´.V.´.P.´. Mestre – Eduardo Esmeraldo  Augusto Bezerra; 1º Vigilante: Francisco Raimundo Lima Chaves; 2º Vigilante: José Wellington Cardoso de Andrade; Orador: Valdir Edson Soares: Secretário: Sebastião Raimundo de Souza: Mestre de Cerimônias: João Evangelista Alves Bandeira; Tesoureiro: Francisco das Chagas Silva Alencar; Hospitaleiro: Raimundo Nonato dos Santos; 1º Experto: Antonio Oswaldo de Moura; 2º Experto: Paulo Afonso Rabelo de Carvalho e Guarda da Torre Elias Ribeiro de Farias. Para o biênio 90/91 foi eleita a seguinte administração: TVP,´. Mestre: Valdir Edson Soares; Grande 1º Vigilante: José Wellington Cardoso de Andrade; Grande 2º Vigilante: Antonio Oswaldo de Moura; Grande Orador: Sebastião Raimundo de Souza; Grande Secretário: Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra; Grande Guarda do Selo: Paulo Afonso Rabelo de Carvalho; Grande Tesoureiro: Francisco das Chagas Silva Alencar; Grande Mestre de Cerimônia: Francisco Castro; Grande Hospitaleiro: Raimundo Nonato dos Santos; Grande Guarda da Torre: Elias Ribeiro de Farias e Grande Cobridor: João Evangelista Alves Bandeira. Infelizmente a Loja de Perfeição paralisou suas atividades por motivos alheios a vontade de seus integrantes, mantendo-se adormecida até a presente data. Enquanto  ativa prestou relevantes serviços à comunidade Parnaibana e principalmente na formação dogmática e filosófica dos seus filiados nos sublimes graus de aperfeiçoamento moral, tendo como foco a espiritualidade do Ser. 

Um dos membros da Loja já falecido Raimundo Nonato dos Santos (avô e pai do Irmão Tiago Mendes)





PATRONO

            O Patrono da Loja, irmão Francisco de Moraes Correia, foi escolhido pelos  idealizadores e fundadores da Loja, em consideração ao seu caráter,de homem de bem e firme em suas atitudes, irmão Mestre Maçom de grande conceito dos quadros da Loja Fraternidade Parnaibana, do Grande Oriente do Brasil, sendo um de seus Veneráveis no ano de 1913.

            O irmão Francisco de Moraes Correia nasceu em Parnaíba, em 31 de maio de 1875, era filho do Coronel Francisco Severiano de Moraes Correia e de Dona Maria Cleótas de Moraes Correia. Estudou em São Luiz, Capital do Maranhão,  ingressou no exército, praça do 11º Batalhão de Infantaria, no Ceará, havendo participado da proclamação da República, como cadete. Aluno da Escola Militar em 1890, seguiu para o Rio de Janeiro1893, onde decidiu deixar a vida militar. Ao regressar ao Piauí,  iniciou suas atividades comerciais de sociedade com o irmão Coronel Jonas de Moraes Correia; casou-se com a senhora Dona Lina Carlota Ramos Correia, filha do honrado comerciante e Vice Cônsul de Portugal José da Silva Ramos, cujo matrimônio não teve filhos. Foi Deputado Estadual em 1899. Foi  fundador do jornal  “ O Nortista”, em Parnaíba, juntamente com os irmãos Jonas Correia e Constantino Correia. Passou a residir em Recife onde se Bacharelou em Direito, em 1905. Voltou ao Piauí, foi Chefe de Polícia no Governo Álvaro Mendes, Secretário de Governo, cumulativamente, servindo vários governadores. Fez várias reformas no aparelhamento policial do Estado, exerceu por duas vezes, o cargo de Deputado Estadual, Legislaturas de 1920 a 1927, onde teve a oportunidade de exercer importantes comissões. Deixando as funções públicas, voltou para Parnaíba, desenvolvendo as atividades comerciais, em sua firma MORAES CORREIA & CIA, fundada em 1919, juntamente com o seu irmão Constantino Correia.

            No comércio foi o mesmo cidadão de atitudes corretas e ideais progressistas. Foi fundador de inúmeras associações de beneficência, comerciais e esportivas, dentre várias destacamos: Loja Maçônica Fraternidade Parnaibana, Santa Casa de Misericórdia, Centro Espírita Perseverança do Bem, Escola Normal de Parnaíba, Fundação São Lázaro, Associação Comercial de Parnaíba. Como Deputado lutou pela construção do nosso Porto.

            Francisco de Moraes Correia é uma das reservas morais do Piauí, o que muito orgulha a nossa Loja, tendo-o como Patrono.

            No amanhecer de um dia de sol a iluminar a sua grande alma, em 24 de outubro de 1950, deixava este mundo, o ilustre irmão Francisco de Moraes Correia, para ganhar, por certo, o lugar dos bons e dos justos no Oriente Eterno.

            Com as homenagens dos irmãos da Loja Mestre Francisco Correia Nº7, e com certeza de todos os maçons de Parnaíba e do Piauí, reverenciamos o nosso saudoso irmão.


CLUBE DAS LUVAS BRANCAS
1971 - 2012
HISTÓRICO


            O Clube das Luvas Brancas, entidade sem fins lucrativos, formado pelas esposas dos maçons das Lojas Maçônicas Mestre Francisco Correia Nº 7 e  Sol Nascente Nº 37, da Obediência da Grande Loja do Estado do Piauí, deu inicio as suas atividades em 1971, com a eleição do Venerável Sebastião Raimundo de Souza, da Loja Mestre Francisco Correia.

            No inicio de suas atividades, nos anos 1971 ,1972 e 1973, as esposas dos irmãos da Loja Mestre Francisco Correia, reuniam-se sob a coordenação do Venerável  e de sua esposa Zulmira Borges de Souza, para a realização de eventos maçônicos, principalmente nas festas de iniciações, São João, Natal, Dia das Mães e aniversariantes do mês. Em 03 de agosto de 1973, foi eleita a primeira  Diretoria do Clube, que passou a organizar e promover todas as atividades Sociais da Loja Mestre Francisco Correia, bem como auxiliar a Loja em suas ações filantrópicas, destacando-se, naquela época,  o Natal dos Pobres.
A primeira diretoria, com a denominação de Clube das Luvas Brancas, era assim constituída: Presidenta-Joana Viriato Bandeira, Vice Presidenta – Carlota Moraes Cruz, Secretária – Zulmira Borges de Souza, 2º Secretária – Lília Maria Coimbra Belém, Tesoureira – Maria José Ramos Mota, 2º Tesoureira – Miriam de Farias Miranda.

            Em 14 de junho de 1974, ainda na Administração do irmão Sebastião Raimundo de Souza, reeleito Venerável da Loja Mestre Francisco Correia, o Clube passou a adotar um Estatuto aprovado pela Loja e pelas cunhadas, adquirindo forma e personalidade  jurídica. Daí por diante a Diretoria passou a ser eleita obedecendo ao Estatuto, e qualquer sócia em pleno direito estatutário poderia se candidatar, formando a sua Diretoria.

            O desenvolvimento do Clube acompanhou o próprio desenvolvimento da Loja Mestre Francisco Correia, principalmente com a Construção do Templo e do Espaço para as atividades sociais do Clube (Salão de Banquete), na Rua Gervásio Sampaio, 257, no Bairro do Carmo, em 1982, na administração do irmão Venerável Valdir Edson Soares.

            O Clube das Luvas Brancas é uma força propulsora do relacionamento e interação entre as famílias dos irmãos,  promovendo os laços de amizade fraterna entre irmãos, cunhadas e sobrinhos.

            No início, ainda sem uma estrutura administrativa, o Clube contou com a participação efetiva  e do incentivo das cunhadas:  Janete Alencar de Carvalho, Francisca Maria Almeida de Souza, Maria Helena Gomes da Rocha, Maria Neide Uchoa Dias, Geni Ciarline Mendes, Bernarda Souza de Mesquita, além de Joana Viriato Bandeira, Zulmira Borges de Souza, Carlota Moraes Cruz, Lilia Maria Coimbra Belém, Maria José Ramos Mota e Miriam de Farias Miranda  que consideramos fundadoras.

            Com a Fundação e Sagração da Loja Sol Nascente, em 2009, da obediência da Grande Loja do Estado do Piauí, com reuniões no mesmo Templo da Loja Mestre Francisco Correia, o Clube das Luvas Brancas ganhou importante reforço em seu quadro de sócias, passando o Clube a aglutinar todas as atividades das duas Lojas, destacando-se no momento a campanha beneficente de distribuição de cadeiras de roda para pessoas deficientes.

            A atual diretoria está assim constituída: Presidenta – Sueline de Souza Oliveira Soares, Vice-Presidenta – Eliana Lopes, Tesoureira – Sandra Maria Souza, Secretária – Conceição de Maria da Costa e Silva Espírito Santo, Relações Públicas – Ana Mailine e Diretoras de Patrimônio – Rosalina e Socorro Alencar. Conselho Fiscal – Alcenira, Joana, Lucimar, Socorro Alencar, Conceição e Judite.

            Atividades desenvolvidas pela atual administração no biênio Junho 2010- junho 2012: Confraternizações: do Dia do Maçom, Dia dos Pais, Dia do Idoso, Dia da Criança, Festa Natalina, Natal das Crianças Carentes, Dia das Mães, Banquetes de Iniciações das Lojas Sol Nascente e Francisco Correia. Destaque para a campanha beneficente de doação de Cadeiras de Roda para pessoas deficientes. Registra-se, também, a distribuição de Cestas Básicas na Semana Santa para pessoas de nossa comunidade, recepção aos irmãos e cunhadas da Loja Renascença de São Luiz, do Grande Oriente do Maranhão, bem como Palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, proferida pela companheira Delzira de Morais, com o tema EVOLUÇÃO DA MULHER AO LONGO DO TEMPO.
     

            Galeria das Presidentas do Clube: Zulmira Borges de Souza, Joana Viriato Bandeira, Carlota Moraes Cruz, Jeannine Seligmann Soares, Janete Alencar Carvalho, Alcenira Ferraz, Delzira Morais, Ana Maria, Conceição de Maria da Costa e Silva Espírito Santo, Sueline de Souza Oliveira Soares.  


ORDEM  DEMOLEY

CAPÍTULO JOSÉ BARRETO DE ALBUQUERQUE
2002 - 2012
      João Carlos Araújo
Joanson Sousa
Inicio
Q
uatro anos após o Piauí ter recebido em suas terras as luzes das 07 Virtudes Cardeais de um DeMolay, foi à vez de Parnaíba recebê-las na noite do dia 28 de abril de 2002 com a instalação do Capítulo José Barreto de Albuquerque n° 512 da Ordem DeMolay,sob o teto do Templo da Loja Mestre Francisco Correia n° 07.   
Foram meses para tornar realidade o sonho, a iniciativa da fundação do capítulo partiu do venerável Jose Hamilton Rocha Oliveira da Loja Fraternidade Parnaibana n° 840, o fraterno aval do venerável Sebastião Raimundo de Sousa da Loja Mestre Francisco Correia n° 07 deu ao empreendimento Maçônico o sucesso almejado. Para ajudar na Instalação da Primeira célulaDeMolay do Norte do Estado do Piauí vieram demolays teresinenses, altoenses e florianense.
Iniciaram com grande festa neste dia, sete jovens,que se inscreveram definitivamente na história do Capítulo, são eles: Alan Costa Machado, Diego dos Santos Oliveira, Magno Silva de Aguiar, Talycio Nazareth Pereira de Sousa, Bruno César Véras Prado, Jorlândio Ribas Moura dos Santos e Lucas Henrique Portifirio Moura. Somados a esses parnaibanos mais dois teresinenses, assim obtemos o mesmo número de jovens da reunião preliminar realizada por Frank Shermann Land em 1919 para fundar a Ordem DeMolay.
Desde o seu início o Capítulo José Barreto de Albuquerque sempre surpreendeu a todos, se mostrando cada vez mais forte e sólido, se consolidando ainda mais e mais através dos tempos. Chegando a surpreender os visitantes durante as Cerimônias com a união de seus membros dentro e fora da sala capitular. As Vitórias conquistadas foram inúmeras, tanto na esfera Social, através dos inúmeros trabalhos realizados e reconhecidos pela sociedade Parnaibana, quanto na Ordem DeMolay e na esfera individual de cada membro do capítulo.



Em pouco tempo a família cresceu tanto, que logo as salas capitulares se tornaram pequenas para mais de 30 membros ativo freqüentando as reuniões, que em muitas vezes iniciavam cedo e terminavam pela madrugada.


  
A ordem DeMolay através dos seus primeiros passos, serviu de exemplo de como uma fraternidade se forma e se consolida através da união, e companheirismo, fazendo assim a história de nossa ordem ocupar uma posição relevante em nossa cidade.
José Barreto de Albuquerque
J
osé Barreto de Albuquerque nascido no povoado em Caiçara no Maranhão dedicou seu melhor esforço ao honrado trabalho da construção e reforma de prédios. Era um mestre de obras e um intuitivo arquiteto que penetrou nos mistérios da Ordem para se ombrear, após anos de notável magistério, como quaisquer grandes nomes da Maçonaria no Piauí.
Em sua vida profana exerceu o cargo de Delegado de Polícia e foi eleito Vereador por duas Vezes e, em sua vida maçônica, como eterno aprendiz sofreu aperfeiçoamento terreno dignificando obediente as colunas dos Templos de duas Lojas Maçônicas: A Loja Fraternidade Parnaibana n° 840 e a Loja Mestre Francisco Correia n° 07. Essa segunda Loja citada reconhecendo seus méritos, elegeu-o Venerável da Loja. A primeira das lojas citadas lhe fez justiça batizando um Capítulo DeMolay com o seu nome.
Conta-se que José Barreto tinha possuía o desejo, de falecer sob o teto da sua Loja Maçônica, tamanho era sua dedicação pela Ordem. O que veio a acontecer, em meio a uma reunião na Loja Fraternidade Parnaibana ele se sentiu mal e veio a falecer.
Tio Aldemaro

  

A
os vinte e três dias do mês de junho de dois mil e sete, às 00:30 h, Tio Aldemaro Araújo Barbosa Machado, Grande Mestre Estadual Adjunto do Piauí, nascido em 31/05/1945 faleceu aos 62 anos de idade acometido de uma taquicardia.
Tio Aldemaro, foi um pai de família exemplar, maçom muito atuante, respeitado e admirado pelos DeMolays piauienses, em especial aos irmãos de Parnaíba, onde por vários anos serviu a Ordem como Presidente do Conselho Consultivo do Capitulo José Barreto de Albuquerque Nº512, sempre esteve conosco nos bons e maus momentos de nossas vidas, ajudando-nos e aconselhando-nos a sempre escolher o caminho da Luz.
Tio Aldemaro tinha espirito de jovem, mais do que muitos irmãos que ingressam em nossa Ordem, pois assim ele se sentia quando dizia: "gosto de estar entre os jovens."
Foi homenageado tendo seu onome na corte instalada em 24/04/2010 na ocasião do 3º congresso piauiense.Para muitos Aldemaro foi e sempre será um ícone de exemplo de que é ser um bom homem, pai, maçom e demolay como ele sempre dizia.

SOS Casa Grande
E
ntre os vários trabalhos realizados pelo capítulo, está uma passeata que envolveu cerca de 2.500 estudantes, chama de “SOS CASA GRANDE” que aconteceu no dia 13 de maio de 2005 com a finalidade de chamar atenção da sociedade parnaibana para a preservação da história da cidade, através do imóvel histórico conhecido pelo nome citado a cima, pois apenas poucas pessoas se preocupavam com o patrimônio da cidade. A passeata contou com o apoio do Instituto Histórico Geográfico, Genealógico de Parnaíba – IHGGP, Polícia Militar, BPTRAN e Corpo de Bombeiro.
Durante a passeata houve um escoramento simbólico do imóvel, significando que a casa precisava ser tombada e recuperada urgentemente. Logo veio o reconhecimento do trabalho dos membros do Capítulo desprendido na passeata, onde os irmãos Gabriel Amorim, Jorlândio Ribas, Fábio Mualém e Mateus Fernando, foram consagrados amigos do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba.
Após a mobilização, alguns membros sentiram a necessidade de criar uma instituição que desse continuidade a esse movimento, e assim nasceu o Instituto Parnahiba (INPAR) que empreendeu várias ações para que a Casa Grande fosse tombada e restaurada. Pode-se dizer que o Capítulo José Barreto de Albuquerque foi quem deu o passo inicial para o tombamento e restauração pelo INPHAN da residência de Domingos Dias da Silva, português que aqui estabeleceu um império das charqueadas, e colaborou para a independência do Brasil e desenvolvimento da região, fosse.



Galeria de Mestres Conselheiros

1ª Gestão - Rafael Bandeira de Sousa
2ª Gestão- Marcos Aurélio Fernandes Costa
3ª Gestão -Jorgenilson Oliveira-
5ª Gestão - Fabio Muálem de Morais Mendes
6ª Gestão - Robson
7ª Gestão - George
8ª Gestão- Vilmar
18ª GestãoMarcelo
19ª Gestão – João Carlos Araújo
20ª Gestão – Victor Costa


           

                                             
ORDEM INTERNACIONAL DAS FILHAS DE JÓ
BETHEL#04 LÍRIOS DO DELTA
PARNAÍBA-PIAUÍ

Texto feito por Rhafaela Aquino

            A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 1920, na cidade de Omaha, Estado de Nebraska-USA, pela Senhora Ethel Mick e possui como base o Capítulo 15 do Livro de Jó, da Biblia Sagrada, que diz: “ Em toda Terra não se encontraram mulheres tão formosas coma as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”. A Ordem está presente em alguns países como: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Guianas e Brasil. Em nosso país, a Ordem está desde 1990, trazida pelo Tio Alberto Mansur. O primeiro Bethel brasileiro está instalado na cidade do Rio de Janeiro. O lugar das reuniões é chamado Bethel, que significa “Lugar Sagrado”.

            A Ordem foi desenvolvida com a finalidade de formação do  caráter moral, intelectual e espiritual das jovens. Trabalhando com a oratória em público, respeito aos pais, mães e guardiões, fraternidade, amor à Pátria, além da realização de trabalhos filantrópicos. A Ordem acolhe jovens entre 11 e 20 anos, que possuam herança maçônica.

            Dia 16 de março de 2008, às 9:00 horas da manhã, um sonho foi realizado. Era uma mistura emoções, como sempre, só queríamos uma chance, chance de mostrar nosso trabalho, exalando nosso amor, e gritando aos quatro ventos nossa gratidão. Hoje o Bethel#04-LÍRIOS DO DELTA está com 4 anos, instalado na Cidade de Parnaíba-Pi.

Foram anos de muito trabalho, alegrias, responsabilidades, muitas pessoas receberam nosso carinho e foram ajudadas: crianças da Comunidade Barro Vermelho,idosos do Abrigo São José, comemoração do Dia da Criança em escolas públicas, distribuição de alimentos (cestas básicas) na Comunidade Vazantinha, entre várias outras ações, com o único intuito de ajudar ao próximo.

            O ano de 2009 foi repleto de realizações, com excelentes aquisições nas iniciações; participamos do COBEPI (Congresso da Ordem) em Teresina-Pi., realizamos o I Seminário de Integração em Parnaíba, oportunidade em que elegemos como Miss Simpatia a nossa querida irmã Thays.

            Em novembro de 2010 sediamos, em Parnaíba, III COBEPI (Congresso dos Bethéis do Piauí), com a ilustre presença do Supremo Conselho Guadião do Ordem Internacional das Filhas de Jó. A exemplo dos anos anteriores, mantivemos a mesma linha de atuação, onde realizamos nossas atividades filantrópicas e outros eventos para promoção do Ordem e arrecadação de fundos, como: I Feijoada roxo e branco, Festival do Sorvete no Dia da Criança, Bingos, Rifas e Brechós, oportunidade em que recebemos o apoio e patrocínio dos tios maçons de todo o Estado do Piauí.

            O Bethel#04 –Lirios do Delta, por sua atuação foi agraciado com o Certificado de Excelência, expedikdo pelo Supremo Conselho Guardião. Ficamos imensamente felizes por esse honroso reconhecimlento.

            Nós do Bethel#04-Lírios do Delta só temos à agradecer por todo apoio e carinho que recebemos de todos desde o início.






           




MEMBROS EXECUTIVOS DO CONSELHO GUARDIÃO
BETHEL#04-LÍRIOS DO DELTA
2012



  1. Guardiã do Bethel:                        Priseylla Vaz
  2. Guardião Associado:                     Rogério Cavalcante
  3. Guardiã Tesoureira:                       Thiciane Fernandes
  4. Guardiã Secretária:                        Rita Aquino
  5. Diretora de Épocas:                       Suzanne Gonçalves


DIRETORIA
  1. Honorável Rainha:                        Ana Rebeca Vaz
  2. Primeira Princesa                          Thais Danielle Araujo
  3. Segunda Princesa                           Paloma Cavalcante
  4. Guia:                                              Lais Regina Medeiros
  5. Dirigente de Cerimônias:              Ariane Castro



LOJA MAÇÔNICA MESTRE FRANCISCO CORREIA Nº7

GALERIA DE VENERÁVEIS




  1. Luiz Gonzaga Mendes                                                     junho-62/junho-63
  2. Benedito Ribeiro da Graça                                              junho-63/junho-64
  3. José Evangelista da Costa                                                junho-64/junho-65
  4. Lourival Pereira de Sousa                                                junho-65/junho-66
  5. Aloísio Souza Cruz                                                          junho-66/junho-67
  6. Geraldo Guedes Pinheiro                                                 junho-67/junho-69
  7. Aloísio Souza Cruz                                                          junho-68/junho-69
  8. José Barreto de Albuquerque                                                      junho-69/junho-70
  9. Vicente de Paulo Monteiro                                              junho-70/junho-71
  10. Sebastião Raimundo de Souza (reeleito)                         junho-71/junho-75
  11. Aloísio Souza Cruz                                                          junho-75/junho-77
  12. Antonio Bernardo de Sousa                                            junho-77/junho-79
  13. Paulo Afonso Rabelo de Carvalho                                  junho-79/junho-80
  14. Valdir Edson Soares                                                        junho-80/junho-82
  15. Deusélio Valcacer de Oliveira                                         junho-82/set-82
(Substituído por Sebastião Raimundo de Souza)             set-82/ junho-83
      16. José Gregório da Costa                                                    junho-83/junho-85
      17. José Maria de Oliveira Linhartes                                     junho-85/junho-86
      18. João Batista Castelo Branco Coelho                                junho-86/nov-86
            (Substituído por José Wellington C. Andrade)                nov-86/junho-87
      19. José Wellington Cardoso de Andrade                              junho-87/junho-88
      20. Paulo Afonso Rabelo de Carvalho                                   junho-88/junho-90
      21. José de Sousa Gomes                                                       junho-90/junho-92
      22. Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra                              junho-92/junho-94
      23. Sebastião Raimundo de Souza                                         junho-94/junho-96
      24. Francisco das Chagas Silva Alencar                                junho-96/junho-98
      25. Othon Mário José Lustosa Torres                                    junho-98/junho-00
      26. Sebastião Raimundo de Souza                                         junho-00/junho-02
      27. Carlos Alberto Ferraz Ozório                                           junho-02/junho-04
      28. Fares José Lima de Moraes                                              junho-04/junho-06
      29. Ramiro  Fernandes Silva                                                  junho-06/junho-08
      30. João Francisco Lucena Franco                                         junho-08/junho-10
      31. Carlos Alberto Ferraz Ozório                                           junho-10/junho-12
      
    

   







NOMINATA
JUNHO-62/JUNHO-63

            LUZES
            Venerável                     Luiz Gonzaga Mendes
            1º Vigilante                  Francisco Olímpio da Silva
            2º Vigilante                  Valdemar Gonçalves de Holanda
           
            OFICIAIS
            Orador                        Humberto Moura
            Secretário                    José de Ribamar Ferreira 
            Chanceler                   Abílio Antônio de Sousa
            Tesoureiro                   Demerval Santana
            1º Diácono                 Benedito Gomes de Sousa
            2º Diácono                 Domingos Ferreira de Melo
            Mestre de Cer.´.         Benedito Ribeiro da Graça
            G.´. do Templo          Tomaz da Silva
            Cobridor Externo      Tomaz da Silva Lima



NOMINATA
JUNHO-63/JUNHO-64

           LUZES
           Venerável                   Benedito Ribeiro da Graça
            1º Vigilante                José de Ribamar Ferreira
            2º Vigilante                Evandro Hardy Ferreira

           OFICIAIS
            Orador                       Oscar Damasceno
            Secretário                   Lourival Pereira de Sousa
            Tesoureiro                  José Barreto de Albuquerque
            Chanceler                   João Batista do Amaral
            Mestre Cer.´.              Eloi Bacelar
            1º Diácono                 José Américo de Albuquerque
            2º Diácono                 Luiz Ferreira Formiga
            Hospitaleiro               José Evangelista da Costa
            1º Experto                  Domingos Ferreira de Melo
            2º Experto                  Demerval Santana
            Arquiteto                    Raimundo Nonato Boto
            Porta Estandarte        Joaquim Machado Filho
            Porta Espada              Vicente de Paulo Monteiro
            Mestre de Banq.´.      Antonio Leite Ramalho
            Guarda do Templo     David Pio Mendes
            Cobridor Externo       Antonio Araújo Bacelar
                  


NOMINATA
JUNHO-64/JUNHO-65

        LUZES
        Venerável                       José Evangelista da Costa
         1º Vigilante                    Francisco das Chagas Costa
         2º Vigilante                    João Batista do Amaral
        
         Oficiais
         Orador                           Onésimo Maurício de Araújo
         Secretário                       Lourival Pereira de Sousa
         Tesoureiro                      José Barreto de Albuquerque
          Chanceler                       Expedito Coutinho Marinho
          Mestre de Cerimônia      Eloi Bacelar
          1º Diácono                     José Américo de Albuquerque
          2º Diácono                     Antonio Teles de Araújo
          Hospitaleiro                   Aloísio Sousa Cruz
          1º Experto                      Joaquim Machado Filho
          2º Experto                      Demerval Santana
          Arquiteto                        Aristides Lemos de Mesquita
          Porta Estandarte             David Pio Mendes
          Porta Espada                  Raimundo Nonato Boto
          Mestre de Banquete       Antonio Leite Ramalho
          Guarda do Templo         Alberto Nogueira Lima
          Cobridor Externo           Camilo Ferreira da Costa

        
NOMINATA
JUNHO-65/JUNHO-66

          LUZES
          Venerável                       Lourival Pereira de Sousa
          1º Vigilante                    Aristides Lemos de Mesquita
          2º Vigilante                    Geraldo Guedes Pinheiro

          OFICIAIS
          Orador                            Aloísio Sousa Cruz
          Secretário                        Lauro Fontenele de Farias
          Tesoureiro                       Francisco de Sales Viana
          Chanceler                        Oscar Damasceno
          Mestre de Cerimônia      Eloi Bacelar
          1º Diácono                      Antonio Teles de Araújo
          2º Diácono                      Antonio Leite Ramalho
          Hospitaleiro                    Expedito Coutinho Marinho                               
          1º Experto                       Joaquim Machado Filho
          2º Experto                        Raimundo de Sousa Almeida
          Porta Estandarte               Humberto de Moura
          Porta Espada                    Antonio Leite Ramalho
          Mestre de Banquete         Lourival Pereira de Sousa
          Guarda do Templo           Alberto Nogueira Lima
          Cobridor Externo             David Pio Mendes
         




NOMINATA
JUNHO-66/JUNHO-67

            LUZES
            Venerável                           Aloísio Sousa Cruz
            1º Vigilante                        Geraldo Guedes Pinheiro
            2º Vigilante                        Aristides Lemos de Mesquita
           
         
         
         
             OFICIAIS
             Orador                              Oscar Damasceno
             Secretário                          Lauro Fontenele de Farias
             Tesoureiro                         Francisco de Sales Viana
             Chanceler                          Raimundo Nonato Boto
             Mestre de Cerimônia        Eloi Bacelar
             1º Diácono                        Camilo Ferreira da Costa
             2º Diácono                        Antonio Leite Ramalho
             Hospitaleiro                       Alberto Nogueira Lima
             Porta Estandarte                Benedito Martins de Almeida
             Porta Espada                      Raimundo de Sousa Oliveira
             Guarda do Templo             Raimundo de Sousa Oliveira             
              


NOMINATA
JUNHO-67/JUNHO68

            LUZES
             Venerável                           Geraldo Guedes Pinheiro
             1º Vigilante                         Aloísio Sousa Cruz
             2º Vigilante                         Lourival Pereira de Sousa

             OFICIAIS
             Orador                                Raimundo Nonato Boto
             Secretário                           Lauro Fontenele de Farias
             Tesoureiro                          José Barreto de Albuquerquer
             Chanceler                           Aristides Lemos de Mesquita
             Mestre de Cerimônia         Eloi Bacelar
             1º Diácono                         Antonio Leite Ramalho
             2º Diácono                         Antonio Teles de Araújo
             Hospitaleiro                       Francisco de Sales Viana
             Porta Estandarte                Benedito Martins de Almeida
             Porta Espada                     Domingos Ferreira de Melo
             1º Experto                          Raimundo de Sousa Oliveira
             2º Experto                         Camilo Ferreira da Costa
             Arquiteto                           Alberto Nogueira Lima
             Guarda do Templo            Caetano Pessoa Pacheco
             Cobridor Externo              Francisco Pereira de Alencar






NOMINATA
JUNHO-68/JUNHO-69

          
             LUZES
             Venerável                         Aloísio Sousa Cruz
             1º Vigilante                       Lourival Pereira de Sousa
             2º Vigilante                       Adolfo Ítalo Viana da Silva Paiva
            
           OFICIAIS
           Orador                               José Evangelista Alves Bandeira
           Secretário                           Onésimo Maurício de Araújo
           Tesoureiro                          José Barreto de Albuquerque
           Chanceler                            Francisco da Cunha Silva
           1º Diácono                           Antonio Leite Ramalho
           2º Diácono                           Vicente de Paulo Monteiro
           Porta Estandarte                   Armando Pinheiro Dias
           Porta Bandeira                     Eloi Bacelar
           Hospitaleiro                         Francisco de Sales Viana
           1º Experto                            Sebastião Raimundo de Souza
           2º Experto                            Raimundo Nonato Boto
           Porta Espada                        Francisco Pereira de Alencar
           Arquiteto                              Aristides Lemos de Mesquita
           Mestre de Cerimônia            Alberto Nogueira Lima
           Mestre de Banquete             Antonio Teles de Araújo
           Guarda do Templo               Caetano Pessoa Pacheco




NOMINATA

JUNHO-69/JUNHO-70

          LUZES
          Venerável                              José Barreto de Albuquerque
          1º Vigilante                           Vicente de Paulo Monteiro
          2º Vigilante                            Adolfo Ítalo Viana de Oliveira Paiva
        
          OFICIAIS
           Orador                                  Samuel Gomes da Mota
          Secretário                              Onésimo Maurício de Araújo
          Tesoureiro                             Francisco de Sales Viana
          Mestre de Cerimônia            Alberto Nogueira Lima
          Chanceler                              Raimundo Nonato Boto
          1º Diácono                            Antonio Leite Ramalho
          2º Diácono                            Lauro Fontenele de Farias
          Porta Estandarte                   Raimundo Nonato Melo
          Porta Bandeira                     Francisco Pereira de Alencar
          Arquiteto                             Aristides Lemos de Mesquita
          Hospitaleiro                         João Evangelista Alves Bandeira
          Porta Espada                       Luiz Brandão de Carvalho Filho
          Mestre de Banquete            Antonio Teles de Araújo
          1º Experto                           Francisco Cunha e Silva
          2º Experto                           Eloi Bacelar
          3º Experto                           Fernando Pinheiro Dias
          Guarda do Templo              Caetano Pessoa Pacheco

















NOMINATA
JUNHO-70/JUNHO-71

          LUZES
          Venerável                          Vicente de Paulo Monteiro
           1º Vigilante                       Samuel Gomes da Mota
           2º Vigilante                       Luiz Brandão de Carvalho Filho
           
          
 
          OFICIAIS
          Orador                               Sebastião Raimundo de Souza
          Secretário                          Sebastião Rodrigues da Silva
          Tesoureiro                         Raimundo de Melo Miranda
          Mestre de Cerimônia         Eloi Bacelar
          Chanceler                          Francisco Israel Ribeiro
          Hospitaleiro                      João Evangelista Alves Bandeira
          1º Diácono                        Antonio Leite Ramalho
          2º Diácono                        Lauro Fontenele de Farias
          Porta Estandarte               Francisco Cunha e Silva
          Porta Espada                    Francisco da Silva Lopes
          Mestre de Banquete         Antonio Teles de Araújo
          Arquiteto                         Valdir Marques Carvalho
          1º Experto                        Alberto Nogueira Lima
          2º Experto                        Aristides Lemos de Mesquita
          3º Experto                        Francisco de Sales Viana 
          Guarda Templo                Caetano Pessoa Pacheco
          Cobridor Externo             Raimundo Nonato de Melo


NOMINATA
JUNHO-71/JUNHO-75

          LUZES
          Venerável                         Sebastião Raimundo de Souza
          1º Vigilante                      Aloísio Sousa Cruz
          2º Vigilante                      João Evangelista Alves Bandeira

         OFICIAIS
         Orador                              José Viveiro de Neiva
         Secretário                          Onésimo Maurício de Araújo
         Tesoureiro                         Samuel Gomes da Mota
         Porta Estandarte               Armando Pinheiro Dias
         Porta Bandeira                 José Pereira Lima
         Chanceler                         Lauro Fontenele de Farias
         Mestre de Cerimônia       Alberto Nogueira Lima
         Hospitaleiro                     Raimundo Melo Miranda
         1º Diácono                       Valdir Marques Carneiro
         2º Diácono                       Felizardo  Alves Costa
         Arquiteto                         João Batista do Amaral
         1º Experto                       Luiz Brandão de Carvalho Filho
         2º Experto                       Edílson de Melo Andrade
         3º Experto                       José Pereira Sobrinho
         Guarda do Templo          Moacir Lima
         Cobridor Externo            Sebastião Rodrigues da Silva




NOMINATA
JUNHO-75/JUNHO-76

LUZES
Venerável                         Aloísio Sousa Cruz
1º Vigilante                      Fernando Antonio Neves Machado
2º Vigilante                      João Evangelista Alves Bandeira

OFICIAIS
Orador                              Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                          Onésimo Maurício de Araújo
Sec.´. Adjunto                   José Araújo Belém
Tesoureiro                        Luiz Gonçalves Pereira
Chanceler                         Luiz Soares Timóteo
Mestre de Cerimônia        Alberto Nogueira Lima
1º Diácono                       Renato Ribeiro de Carvalho
2º Diácono                       José Wilson França Rodrigues
Hospitaleiro                     Inácio Loiola de Araújo
1º Experto                       Francisco de Sales Viana
2º Experto                       Francisco Israel Ribeiro
3º Experto                       José Pereira de Sousa
Arquiteto                         Antonio Bernardo de Sousa
Porta Espada                   Gilberto Aguiar Chaves
Porta Estandarte              Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Mestre de Banquete        Anísio de Brito Magalhães
Guarda do Templo          Raimundo de Melo Miranda
Cobridor Externo           Raimundo Nonato de Melo











NOMINATA
JUNHO-76/JUNHO-77

LUZES
Venerável                           Aloísio Sousa Cruz
1º Vigilante                        Fernando Antonio Neves Machado
2º Vigilante                        Francisco da Cunha e Silva


OFICIAIS
Orador                                Onésimo Maurício de Araújo
Secretário                           Raimundo Nonato Lopes
Tesoureiro                          Luiz Gomes da Silva
Chanceler                           Ariberto Pontes
Mestre de Cerimônia         Lauro Fontenele de Farias
1º Diácono                         Luiz Soares Timóteo
2º Diácono                         João Pereira da Silva Filho
Hospitaleiro                       Expedito Gonçalves Pereira
1º Experto                          Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
2º Experto                          Sebastião Raimundo de Souza
3º Experto                          Samuel Gomes da Mota
Arquiteto                           Aristides Lemos de Mesquita
Porta Espada                     Raimundo de Melo Miranda
Porta Estandarte                Francisco de Sales Viana
Mestre de Banquete          Francisco Israel Ribeiro
Guarda do Templo            Francisco das Chagas de Araújo Mendes
Cobridor Externo              Francisco  Pereira de Alencar

          


NOMINATA
JUNHO-77/JUNHO-78

LUZES
Venerável                                    Antonio Bernardo de Sousa
1º Vigilante                                 Onésimo Maurício de Araújo
2º Vigilante                                 Fernando Antonio Neves Machado

OFICIAIS
Orador                                        Raimundo Nonato Lopes
Secretário                                    Mario de Santana Campos
Tesoureiro                                  Francisco Vilmar da Costa
Chanceler                                   Manoel Coutinho de Oliveira
Mestre de Cerimônia                  Luiz Soares Timóteo
1º Diácono                                  João Batista da Silva Filho
2º Diácono                                  Luiz Gomes da Silva
Hospitaleiro                                José Wilson França Rodrigues
1º Experto                                  Samuel Gomes da Mota
2º Experto                                  Expedito Gonçalves Pereira
3º Experto                                  Francisco de Sales Viana
Arquiteto                                    Ariberto Pontes
Porta Estandarte                         Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Porta Espada                              João Evangelista Alves Bandeira
Mestre de Banquete                   Sebastião Raimundo de Souza
Guarda do Templo                     Luiz Gonçalves Pereira
Cobridor Externo                       Francisco Pereira de Alencar




NOMINATA
JUNHO-78/ JUNHO-79

LUZES
Venerável                                   Antonio Bernardo de Sousa
1º Vigilante                                Raimundo Nonato Lopes
2º Vigilante                                Luiz Gonçalves Pereira


OFICIAIS
Orador                                       Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                                  Mario de Santana Campos
Tesoureiro                                 José de Sousa Gomes
Chanceler                                  Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
1º Diácono                                Ariberto Pontes
2º Diácono                                Manoel Coutinho de Oliveira
Mestre de Cerimônia                 Aloísio Sousa Cruz
Hospitaleiro                               João Evangelista Alves Bandeira
1º Experto                                  Luiz Brandão de Carvalho Filho
2º Experto                                  Raimundo Antonio Neves Machado
3º Experto                                  José Wilson França Rodrigues
Porta Estandarte                        David Pio Mendes
Porta Espada                             Samuel Gomes da Mota
Mestre de Banquete                  Francisco Israel Ribeiro
Guarda do Templo                    Luiz Gomes da Silva
Cobridor Externo                      Paulino Mendes








NOMINATA
JUNHO-79/JUNHO-80

LUZES
Venerável                               Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
1º Vigilante                            Valdir Edson Soares
2º Vigilante                             José Edson de Araujo Santos

OFICIAIS
Orador                                    Mario de Santana Campos
Secretário                               José Gregório da Costa
Tesoureiro                              Raimundo de Melo Miranda
Chanceler                               Antonio Xavier de Siqueira
Mestre de Cerimônia             Aloísio Sousa Cruz
1º Diácono                             Raimundo Nonato Lopes
2º Diácono                             José Wellington Almeida Campelo
Hospitaleiro                           Manoel Coutinho de Oliveira
1º Experto                              João Inácio Bacelar Almeida
2º Experto                              Fernando Antonio Neves Machado
3º Experto                              Lauro Fontenele de Farias
Arquiteto                               Luiz Medeiros Barros
Porta Estandarte                    Moacir José Ferreira
Porta Espada                          David Pio Mendes
Mestre de Banquete               João Evangelista Alves Bandeira
Guarda do Templo                 Francisco Israel Ribeiro
Cobridor Externo                   Luiz Gonçalves Pereira






NOMINATA
JUNHO-80/JUNHO-82
LUZES
Venerável                               Valdir Edson Soares
1º Vigilante                             Antonio de Pádua Cunha de Miranda
2º Vigilante                             José Gregório da Costa

OFICIAIS
Orador                                     Samuel Gomes da Mota
Secretário                                Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Tesoureiro                               Raimundo Nonato Lopes
Chanceler                                João Barbosa da Silva
Mestre de Cerimônia              Antonio Bernardo de Sousa
1º Diácono                              Manoel Coutinho de Oliveira
2º Diácono                              Luiz Gomes da Silva
Hospitaleiro                             Mario Alberto Mendes Bezerra
Mestre de Banquete                Sebastião Raimundo de Souza
1º Experto                              José Edson Araújo
2º Experto                              Mario de Santana Campos
Arquiteto                                Antonio Xavier de Sequeira
Porta Estandarte                     José de Sousa Gomes
Porta Espada                          Aloísio Sousa Cruz
Guarda do Templo                 Fernando Antonio Neves Machado
Cobridor Externo                  Luiz Gonçalves Pereira        

NOMINATA
JUNHO-82/JUNHO-83

 LUZES
Venerável                                 Deusélio Valcacer de Oliveira (até set-82)
 Substituído                              Sebastião Raimundo de Souza (set-82/junho-83)
1º Vigilante                              Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
2º Vigilante                              José Gregório da Costa

NOTA:-Nominata incompleta por falta de dados.



NOMINATA
JUNHO-83/JUNHO-84

LUZES
Venerável                                   José Gregório da Costa
1º Vigilante                                Lúcio Lopes Neto
2º Vigilante                                Aloísio Sousa Cruz

OFICIAIS
Orador                                       Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                                   José Haroldo Neto
Tesoureiro                                  Samuel Gomes da Mota
Chanceler                                  José de Sousa Gomes
Mestre de Cerimônia                Antonio Bernardo de Sousa
1º Diácono                                Raimundo Nonato Lopes
2º Diácono                                José Wellington de Almeida Campelo
Hospitaleiro                              José Maria de Oliveira Linhares
1º Experto                                 Luiz Medeiros Barros
2º Experto                                 Renato Ribeiro de Carvalho
3º Experto                                 Jonas Guimarães
Arquiteto                                   Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Porta Estandarte                        Fernando Antonio Neves Machado
Porta Espada                             Lauro Fontenele de Farias
Mestre de Banquete                  João Evangelista Alves Bandeira
Guarda do Templo                    David Pio Mendes
Cobridor Externo                      Luiz Gonçalves Pereira



NOMINATA
JUNHO-84/JUNHO-85

LUZES
Venerável                                  José Gregório da Costa
1º Vigilante                               Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
2º Vigilante                               Luiz Augusto de Melo Lopes

OFICIAIS
Orador                                      Raimundo Nonato Lopes
Secretário                                  José Haroldo Neto
Tesoureiro                                Samuel Gomes da Mota
Chanceler                                 José Maria de Oliveira Linhares
Mestre de Cerimônia               Aloísio Sousa Cruz
1º Diácono                              José Cláudio Cardoso de Oliveira
2º Diácono                              Lúcio Lopes Neto
Hospitaleiro                             Luiz Medeiros Barros
1º Experto                               Sebastião Raimundo de Souza
2º Experto                               Antonio Bernardo de Sousa
3º Experto                               Elias Ribeiro de Farias
Arquiteto                                Antonio Xavier de Siqueira
Porta Estandarte                     Jurandir Santos de Albuquerque
Porta Espada                           Fernando Antonio Neves Machado
Mestre de Banquete               João Evangelista Alves Bandeira
Guarda do Templo                 José Wellington Almeida Campelo
Cobridor Externo                   Luiz Gonçalves Pereira




NOMINATA
JUNHO-85/JUNHO-86

LUZES
Venerável                               José Maria de Oliveira Linhares
1º Vigilante                            Valdir Edson Soares
2º Vigilante                            João Batista Castelo Branco Coelho

OFICIAIS
Orador                                   Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                               Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Tesoureiro                              Samuel Gomes da Mota

NOTA:-Nominata incompleta por falta de dados.






NOMINATA
JUNHO-86/JUNHO-87

LUZES
Venerável                                 João Batista Castelo Branco Coelho (até nov-86)
Substituído                               José Wellington Cardoso de Andrade
1º Vigilante                              José Wellington Cardoso de Andrade
2º Vigilante                              Erildo Bezerra de Melo

OFICIAIS
Orador                                     José Maria de Oliveira Linhares
Secretário                                 José Haroldo Neto
Tesoureiro                                Francisco das Chagas Silva Alencar
1º Diácono                              Benedito dos Santos Bacelar
2º Diácono                              José Afonso Sandes Pereira
Mestre de Cerimônia              Raimundo Nonato Lopes
Chanceler                                Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Hospitaleiro                            Lúcio Lopes Neto
Porta Estandarte                     Francisco José de Sousa
Porta Espada                          Lauro Fontenele de Farias
1º Experto                              Sebastião Raimundo de Souza
2º Experto                              Luiz Augusto de Melo Lopes
3º Experto                              Aloísio Sousa Cruz
Arquiteto                               José de Sousa Gomes
Mestre de Banquete              João Evangelista Alves Bandeira
Guarda do Templo                Manoel Barbosa Lima
Cobridor Externo                  Raimundo Nonato dos Santos




NOMINATA
JUNHO-87/JUNHO-88

LUZES
Venerável                                   José Wellington Cardoso de Andrade
1º Vigilante                                 José de Sousa Gomes
2º Vigilante                                Erildo Bezerra de Melo

NOTA:-Nominata incompleta por falta de dados.






NOMINATA
JUNHO-88/JUNHO-90

LUZES
Venerável                                   Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
1º Vigilante                                Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
2º Vigilante                                José Maria de Oliveira Linhares

OFICIAIS
Orador                                       José Wellington Cardoso de Andrade
Secretário                                  José Afonso Sandes Pereira
Tesoureiro                                 Francisco das Chagas Silva Alencar

NOTA:- Nominata incompleta por falta de dados.




NOMINATA
JUNHO-90/JUNHO-92

LUZES
Venerável                                    José de Sousa Gomes
1º Vigilante                                 Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
2º Vigilante                                 José Ribamar Gomes dos Santos

OFICIAIS
Orador                                        Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                                    Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Tesoureiro                                   Francisco das Chagas Silva Alencar                                        

NOTA:-Nominata incompleta por falta de dados.

NOMINATA
JUNHO-92/JUNHO-94

LUZES
Venerável                                    Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
1º Vigilante                                 José Wellington Cardoso de Andrade
2º Vigilante                                 Nelson Carlson

OFICIAIS
Orador                                        Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                                   José Areolino da Silva
Tesoureiro                                  Jubery da Fonsec Lima Junior
1º Diácono                                 Erildo Bezerra de Melo
2º Diácono                                 Afrânio Calixto
Chanceler                                   Antonio Osvaldo de Moura
Mestre de Cerimônia                 Carlos Alberto Alves Dias
1º Experto                                  Luiz Augusto de Melo Lopes
Hospitaleiro                               Luiz Medeiros Barros
Porta Estandarte                          José Cavalcante Miranda Neto
Porta Espada                               José Ribamar Gomes dos Santos
Guarda do Templo                      Raimundo Nonato dos Santos


NOMINATA
JUNHO-94/JUNHO-96

LUZES
Venerável                                    Sebastião Raimundo de Souza
1º Vigilante                                 José Wellington Cardoso de Andrade
2º Vigilante                                 Jubery da Fonseca Lima Junior

OFICIAIS
Orador                                        Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
Secretário                                    Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Tesoureiro                                   José Ivanildo Ferreira dos Santos
Chanceler                                    Benedito dos Santos Bacelar
Hospitaleiro                                 Antonio Osvaldo de Moura
Porta Espada                               Elias Ribeiro de Farias
Porta Estandarte                          José Ribamar Gomes dos Santos
1º Diácono                                   Erildo Bezerra de Melo
2º Diácono                                  José Antonio de Sousa
1º Experto                                   Luiz Augusto de Melo Lopes
2º Experto                                   José Maria de Oliveira Linhares
3º Experto                                   Francisco das Chagas Monteiro Silva
Mestre de Cerimônia                  Aloísio Sousa Cruz
Arquiteto                                    Francisco José de Sousa
Mestre de Banquete                   Lúcio Lopes Neto
Guarda do Templo                     Francisco das Chagas Silva Alencar
Cobridor Externo                       David Pio Mendes

NOMINATA
JUNHO-96/JUNHO-98

LUZES
Venerável                                   Francisco das Chagas Silva Alencar
1º Vigilante                                Sebastião Raimundo de Souza
2º Vigilante                                Luiz Augusto de Melo Lopes

OFICIAIS
Orador                                       José Wellington Cardoso de Andrade
Secretário                                  Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
Adjunto                                     Benedito dos Santos Bacelar
Tesoureiro                                 Áureo Francisco da Silva
Adjunto                                     Gilvan Barroso Fontenele
Chanceler                                  José Ivanildo Ferreira dos Santos
Hospitaleiro                               João Batista Castelo Branco Coelho
Porta Espada                             Roberto Sousa
Porta Estandarte                        Antonio Osvaldo de Moura
1º Diácono                                Bernardo de Claraval Candeira Mendes
2º Diácono                                 Erildo Bezerra de Melo
1º Experto                                  Jubery da Fonseca Lima Junior
2º Experto                                  Francisco das Chagas Monteiro Silva
3º Experto                                  José Ribamar Mesquita
Mestre de Cerimônia                 Aloísio Sousa Cruz
Arquiteto                                   José Maria de Oliveira Linhares
Mestre de Banquete                  Lúcio Lopes Neto
Guarda do Templo                    Francisco Benones de Freitas
Cobridor Externo                      David Pio Mendes





NOMINATA
JUNHO-98/JUNHO-00

LUZES
Venerável                                   Othon Mário José Lustosa Torres
1º Vigilante                                Antonio Braga Ximenes
2º Vigilante                                Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra

OFICIAIS
Orador                                       Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                                  Francisco das Chagas Silva Alencar
Tesoureiro                                 Ananias Alves da Silva
Chanceler                                  Erildo Bezerra de Melo
Mestre de Cerimônia                Luiz Augusto de Melo Lopes
Hospitaleiro                              Benedito dos Santos Bacelar
1º Diácono                                Antonio Osvaldo de Moura
2º Diácono                                João Batista Castelo Branco Coelho
Porta Espada                            Elias Ribeiro de Farias
Porta Estandarte                       Manoel Barbosa Lima
1º Experto                                 Jubery da Fonseca Lima Junior
2º Experto                                 José Maria de Oliveira Linhares
3º Experto                                    José Wellington Cardoso de Andrade
Arquiteto                                      Lúcio Lopes Neto
Mestre de Banquete                     Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Guarda do templo                        Aloísio Sousa Cruz
Cobridor Externo                         David Pio Mesdes




NOMINATA
JUNHO-2000/JUNHO-02

LUZES
Venerável                                    Sebastião Raimundo de Souza
1º Vigilante                                 Carlos Alberto Ferraz Osório
2º Vigilante                                 Paulo Henrique da Silva Moura

OFICIAIS
Orador                                        Valdir Edson Soares
Secretário                                    Francisco das Chagas Silva Alencar
Tesoureiro                                   Raimundo Nonato Magalhães Filho
Chanceler                                    Pedro Machado Pontes
Mestre de Cerimônia                  Antonio Braga Ximenes
1º Diácono                                  Benedito dos Santos Bacelar
2º Diácono                                  Antonio Osvaldo de Moura
Hospitaleiro                                Aloísio Sousa Cruz
1º Experto                                  Jubery da Fonseca Lima Junior
2º Experto                                  Paulo Afonso Rabelo de Carvalho
Arquiteto                                    Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
Porta Estandarte                         Lucrécio Arais
Porta Espada                              José Ivanildo Ferreira dos Santos
Mestre de Banquete                   Lúcio Lopes Neto
Guarda do Templo                     Edvaldo da Cunha Costa
Cobridor Externo                       Francisco das Chagas Monteiro Silva




NOMINATA
JUNHO-02/JUNHO-04

LUZES
Venerável                                   Carlos Alberto Ferraz Osório
1º Vigilante                                Lucrécio Arais
2º Vigilante                                Benedito dos Santos Bacelar

OFICIAIS
Orador                                       Sebastião Raimundo de Souza
Adjunto                                     Eduardo Esmeraldo Andrade Bezerra
Secretário                                  Francisco das Chagas Silva Alencar
Tesoureiro                                 Antonio Pereira da Silva
Chanceler                                  Pedro Machado Pontes
Mestre de Cerimônia                Vicente de Paulo Sousa Neto
1º Diácono                                Fares José Lima de Moraes
2º Diácono                                Francisco Dimas Machado
Hospitaleiro                              Raimundo Nonato Melo Filho
1º Experto                                Valdir Edson Soares
2º Experto                                Jubery da Fonseca Lima Junior
Arquiteto                                  Elias Ribeiro de Faarias
Porta Estandarte                      Getulio Alves dos Santos
Porta Espada                           José Ribamar Gomes dos Santos
Mestre de Banquete                Lúcio Lopes Neto
Guarda do Templo                  Antonio Braga Ximenes
Cobridor Externo                   José Ivanildo Ferreira dos Santos

NOMINATA
JUNHO-04/JUNHO-06

LUZES
Venerável                                  Fares José Lima de Moraes
1º Vigilante                               Vicente de Paulo Sousa Neto
2º Vigilante                                Antonio Pereira da Silva

OFICIAIS
Orador                                       Sebastião Raimundo de Souza
Secretário                                   Carlos Barbosa Dias
Tesoureiro                                  Aldemaro Araújo Barbosa Machado

NOTA:- Nominata incompleta por falta de dados                                


NOMINATA
JUNHO-06/JUNHO-08

LUZES
Venerável                                   Ramiro Fernandes Silva
1º Vigilante                                Carlos Barbosa Dias
2º Vigilante                                José Ribamar Alves da Rocha


OFICIAIS
Orador                                       João Francisco Lucena Franco
Adjunto                                     Carlos Alberto Ferraz Osório
Secretário                                  Antonio Pereira da Silva
Tesoureiro                                 Vicente de Paulo Sousa Neto
Chanceler                                  Renato de Caldas Carvalho Filho
Hospitaleiro                              Aldemaro Araújo Barbosa Machado
Porta Espada                              Lucrécio Arais
Porta Estandarte                         Aloísio Sousa Cruz
1º Diácono                                 Pedro Machado Pontes
2º Diácono                                 José Ivanildo Ferreira dos Santos
Mestre de Cerimônia                 Benedito dos Santos Bacelar
Adjunto                                     Francisco das Chagas Silva Alencar
1º Experto                                  Antonio Braga Ximenes
2º Experto                                  Jubery da Fonseca Lima Junior
Guarda do Templo                     Francisco Dimas Machado
Cobridor Externo                       Jorge Luiz Pereira Duarte

NOMINATA
JUNHO-08/JUNHO-10

LUZES
Venerável                                     João Francisco Lucena Franco
1º Vigilante                                  Carlos Alberto Ferraz Osório
2º Vigilante                                  Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
OFICIAS
Orador                                         Sebastião Raimundo de Souza
Adjunto                                       Francisco das Chagas Silva Alencar
Secretário                                    Antonio Pereira da Silva
Tesoureiro                                   Denys Almeida do Espírito Santo
Chanceler                                    José Ribamar Alves da Rocha
Hospitaleiro                                Jorge Luiz Pereira Duarte
Porta Espada                              Lucrécio Arrais
Porta Estandarte                         Pedro Machado Pontes
1º Diácono                                  Carlos Barbosa Dias
2º Diácono                                  Benedito dos Santos Bacelar
1º Experto                                  Antonio Braga Ximenes
2º Experto                                  Jubery da Fonseca Lima Junior
Mestre de Cerimônia                 Renato Caldas Carvalho Filho
Adjunto                                      Francisco de Assis Santana Neto
Guarda do Templo                     Leandro Rodrigues Camapum
Cobridor Externo                       Elias Ribeiro de Farias



NOMINATA
JUNHO-10/JUNHO-12

LUZES
Venerável                                  Carlos Alberto Ferraz Osório
1º Vigilante                               José Ribamar Alves da Rocha
2º Vigilante                               Antonio Pereira da Silva

OFICIAIS
Orador                                      Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
Adjunto                                    Antonio Braga Ximenes
Secretário                                  Denys Almeida do Espírito Santo
Adjunto                                     Francisco das Chagas Silva Alencar
Tesoureiro                                 Vicente de Paulo Sousa Neto
Hospitaleiro                              Francisco de Assis Santana Neto
Chanceler                                 Lúcio Lopes Neto
Primeiro Diácono                     Benedito dos Santos Bacelar
Segundo Diácono                     Elias Ribeiro de Farias
Mestre de Cerimônia                Leandro Rodrigues Camapum
Adjunto                                    Pedro Machado Pontes             
Porta Bandeira                         Francisco Dimas Machado
Porta Estandarte                       Francisco de Sales Viana
1º Experto                                 Jubery da Fonseca Lima Junior
2º Experto                                 Jorge Luiz Pereira Duasrte
Guarda do Templo                   Renato de Caldas Carvalho Filho
Cobridor Externo                     José Ribamar Gomes dos Santos


                                 





 Texto extraído do trabalho de autoria do Irmão Sebastião Raimundo