domingo, 20 de setembro de 2015

No Maranhão estados discutem a Rota das Emoções

Na manhã dessa última sexta-feira (18), na capital do Maranhão, São Luís, aconteceu no Palácio dos Leões, mais uma reunião para definir ações para Rota das Emoções. Representando a Câmara Municipal de Vereadores de Parnaíba, estive o Presidente, Vereador Gustavo Lima. Participaram da reunião os secretários de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; Piauí, Flávio Nogueira; e Maranhão, Delma Andrade; representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos três estados; o Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; além de prefeitos de municípios que compõem a Rota.
O encontro definiu as ações a serem realizadas pela Agência para o Desenvolvimento Público e o Desenvolvimento Regional (ADRS), ficou acertado que cada estado fará o rateio de 500.000,00 (quinhentos mil reais) ano. O documento final será assinado no dia 21/10 em São Luís, pelos governadores dos três estados, os trabalhos da ADRS darão início a partir de janeiro de 2016.
Sobre a Rota das Emoções:
A Rota das Emoções é um destino incrível que integra regiões do litoral do Piauí, Maranhão e Ceará. É uma área majoritariamente de conservação ambiental conhecida por suas belezas, como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI), os Parques Nacionais de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA).
A rota envolve 14 municípios. Do Piauí são os de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia; do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro; e do Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Sobre o Consórcio:
unnamed (12)
O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual foi assinado em junho de 2007 pelos então governadores Wellington Dias (Piauí), Jackson Lago (Maranhão) e Cid Gomes (Ceará) com objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, além do segmento de serviços entre áreas litorâneas dos três estados.
O consórcio iniciou suas atividades em 2008, quando foi criada a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), por meio da qual as ações são operacionalizadas. A ADRS teve texto alterado em 2009, passando a ser associação pública que, dentre suas atribuições, possui duas Câmaras Técnicas – uma para o Desenvolvimento do Turismo e outra para o Desenvolvimento Regional Sustentável.
Ascom CMP
Edição: Tiago Mendes