segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Estamos livres do preconceito religioso em Parnaíba?


Na contramão da evolução da humanidade, alguns blogueiros incitam o ódio e o preconceito religioso. Na semana passada o prefeito de Parnaíba e a Igreja Evangélica El Shaday  foram alvos de piadas maldosas no aplicativo WatsApp.

Um vídeo intitulado “Recebendo Descarrego” mostrava o momento em que o chefe do executivo municipal, participava de um momento comum nas igrejas cristãs, a oração no altar. A maioria dos relatos bíblicos, mostra que os profetas que confessavam a fé em Deus, costumavam ficar de joelhos em reverencia ao criador. Gesto que foi repetido pelo prefeito no altar, o lugar mais sagrado de uma igreja.

Os desentendidos, ou maldosos por natureza, aproveitaram para fazer chacota e piada baixa de um momento que merece o respeito de todos, sendo estes, cristãos, ou não. Líderes do movimento evangélico de Parnaíba se posicionaram contra a atitude de alguns “formadores de opinião”,  como o Pastor Da Paz da Igreja Universal do Reino de Deus “Faltaram com respeito duas vezes, uma com o Deus criador e outra com o prefeito da cidade, que é uma autoridade constituída” disse Da Paz.

O gesto de ofender a fé dos milhares de evangélicos em Parnaíba, é visto como grave, se a moda pega, farão chacota das igrejas católicas, dos centros espíritas e das religiões afro-brasileiras existentes na cidade. Apesar de ser católico o prefeito mostrou total respeito ao movimento evangélico, ao participar de um culto religioso em comemoração aos 171 anos de Parnaíba.

O gesto de preconceito à fé, não só deve ser repudiado, como também necessita de uma discussão mais ampla, para que a liberdade religiosa, tão falada pelo país, não fique só no papel.


Tiago Mendes