sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Câmara de Parnaíba conhece experiências de gestão da saúde no Ceará


Na última quarta-feira (03) A Câmara Municipal de Parnaíba, representada pelo Presidente, vereador Gustavo Lima, acompanhou o Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o Prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val e o Presidente do Consórcio da Planície Litorânea, Prefeito Ricardo do Nascimento de Murici dos Portelas, visitaram a cidade de Camocim, onde foram recepcionados pela prefeita Mônica Aguiar e seus técnicos e assessores e uma visita a Policlínica Coronel Liborio Gomes da Silva.

A clínica é administrada por um consórcio formado por cinco cidades. Legislativo e executivo puderam conhecer a estrutura física, os procedimentos adotados, sua administração, todo o conceito e formatação do local.


A policlínica regional construída pelo governo do Estado do Ceará, atende a população dos municípios da Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole, todos no Ceará. Os cinco municípios integram a 16º Região de Saúde.

“Podemos observar que o paciente se consulta, marca e realiza o exame, retorna para consultar com o médico e recebe a medicação, tudo no mesmo local” explicou Gustavo Lima.
Sobre a Policlínica:

No Ceará, os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. O Governo do Estado participa dos consórcios com, no mínimo, 40% do custeio de cada policlínica e cada CEO. Os 60% restantes são rateados entre os municípios, com a participação da União, no caso dos CEOs.

As policlínicas regionais estão sendo implantadas pelo governo do Estado com infraestrutura adequada para atender as principais especialidades médicas de interesse epidemiológico no Ceará e com serviços de suporte ao diagnóstico e reabilitação dos pacientes atendidos. Já são 19 policlínicas funcionando.

Ascom CMP