segunda-feira, 1 de junho de 2015

Primeira sessão do mês de junho por pouco não vira tumultuo


A sessão ordinária que iniciou os trabalhos do legislativo municipal do mês de junho, tinha tudo para ser normal. Não fosse o episódio que vai entrar para a história como uma das sessões mais quentes da Câmara de Parnaíba.

O vereador Carlson Pessoa (PSB), líder da oposição na casa, usou as explicações pessoais para rebater denúncias, que foram direcionadas à ele e sua assessoria jurídica. As denúncias foram exibidas na TV Delta e no portal de notícias do Diretor da emissora. De acordo com o material publicado e levado ao ar, Carlson estaria se beneficiando de cobranças feitas pelo advogado Daniel Nogueira que defende a causa dos moradores do Planalto Montserrat em uma disputa sobre a propriedade das terras.


Carlson exibiu parte da reportagem produzida pela TV Delta no telão da Câmara, onde mais de 30 moradores do Planalto Montserrat assistiram o conteúdo. O vereador disse que o diretor da emissora pública, comete um crime  ao distorcer o verdadeiro papel do veículo de comunicação do governo do estado, ao direcionar material “jornalístico” com acusações de cunho pessoal.

Ainda de acordo com Carlson Pessoa, a situação piora porque “o material está sendo patrocinado com dinheiro público” acusa. Como forma de punir o que vem sendo feito, o vereador disse que vai entrar na Justiça contra a emissora, e que vai acionar também o Ministério Público e a Presidência da Fundação Antares, à quem a Delta é afiliada.

Durante o pronunciamento de Carlson, o diretor da emissora Márcio de Brito adentrou o plenário da Câmara, distribuindo Xerox de material relacionado ao caso dos moradores do Planalto Montserrat. Carlson então, apontou para o diretor e disse “Senhores e Senhoras, eis aí o denunciante”, neste momento, Márcio foi vaiado pelos moradores presentes no plenário.


Visivelmente enfurecido com o mal clima causado, o diretor ergueu um boleto bancário e disse “Esse boleto, não é de mentira, é de verdade” e saiu da Câmara sob gritos. O Presidente da Câmara Gustavo Lima (PTB), acionou a sirene de ordem para que o equilíbrio fosse restabelecido na casa.

P.S.

Diante do que presenciei na sessão deste (01), de junho, uma coisa posso confessar, nunca se viu tanta euforia no plenário. O que aconteceu nesta noite, vai refletir diretamente nas duas alas políticas que se enfrentam no momento.


Tiago Mendes
Fotos: Bernardo Silva