quarta-feira, 6 de maio de 2015

EUA autorizam serviços de balsas comerciais a Cuba


WASHINGTON — Pela primeira vez em mais de meio século, os Estados Unidos autorizaram serviços de balsas comerciais a Cuba nesta terça-feira, em mais um importante passo na melhoria das relações entre os dois países.

Pelo menos duas empresas receberam aprovação do governo americano para operar balsas entre a Flórida e Cuba. A Havana Ferry Partners, de Fort Lauderdale, conseguiu sua licença cinco anos após a aplicação.O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro Americano anunciou a suspensão da proibição, e pelo menos uma empresa da Flórida confirmou ter sido licenciada para lançar serviços marítimos para a ilha, que se somam aos serviços aéreos autorizados até agora, focados em permitir que os americanos de origem cubana visitem suas famílias.


“Este é um acontecimento histórico nas relações entre Estados Unidos e Cuba”, afirmou o sócio-diretor da empresa, Leonard Moecklin, em comunicado, após receber a notícia da aprovação.
Outra empresa aprovada foi a a Baja Ferries USA, associada à United Americas. A empresa já atua no serviço de balsas no México e entre a República Dominicana e Porto Rico.

— Estávamos esperando por isso — afirmou o executivo da Baja Ferries, Joe Hinston.
As balsas estão autorizadas a transportar viajantes americanos a Cuba, incluindo pessoas em 12 categorias que não precisam de uma licença com antecedência para visitar o país desde que Barack Obama aliviou as restrições às viagens e o comércio com Cuba.

Os americanos ainda não estão autorizados a viajar para Cuba para o turismo nos termos do embargo dos EUA a Cuba, que continua em vigor. Só o Congresso pode levantar o embargo.
Segundo os termos do embargo, que permanece em vigor, cidadãos americanos não estão autorizados a viajar para Cuba por razões turísticas. Apenas o Congresso dos Estados Unidos pode suspender o embargo contra a ilha.

Moecklin afirmou que sua aprovação foi concedida sob certas condições. Por exemplo, a balsa deve ir direto para Cuba, não pode carregar veículos e deve apenas transportar os viajantes autorizados dentro das 12 categorias, que incluem visitas familiares, atividades religiosas e educacionais, entre outros.

A Havana Ferry Partners espera lançar o serviço de balsa entre Key West e Havana dentro de algumas semanas, possivelmente com um navio de 200 passageiros, disse Moecklin. A empresa também planeja adicionar serviço de balsas durante a noite partindo de Fort Lauderdale e Miami para Havana utilizando uma embarcação maior, que podia transportar de 300 a 500 passageiros. Além disso, a empresa cogita usar Porto Manatee, em Tampa Bay, como um portão para Cuba.

Pelo menos cinco empresas solicitaram licenças para operar serviços de balsa entre a Flórida e Cuba.


Fonte: O Globo