quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ronda Cidadão em Parnaíba poderá perder cerca de 10 policiais

Policiais do Ronda Cidadão / Foto: Webpiauí

O Ronda Cidadão é um modelo de policiamento comunitário, foi instalado em Parnaíba há dois anos,  e iniciou suas atividades contando com 42 policiais, hoje, são registrados 35 policiais ativos, número que provavelmente sofrerá queda.

De acordo com uma fonte ligada à Polícia, 10 dos 35 policiais do Ronda, deverão ser remanejados para a criação da RONI Parnaíba, esse é um modelo de policiamento ostensivo existente na capital Teresina.

Não deixa dúvidas que a instalação do novo modelo de policiamento em Parnaíba é algo necessário devido o crescimento da violência na região. O que não se pode deixar de reconhecer, é o esforço feito pelos policiais ao longo dos últimos dois anos, seja na área ostensiva ou preventiva, através de palestras realizadas no sentido de orientar a população sobre os riscos que a vida no crime pode trazer.

O governo do estado alega uma crise financeira para a contratação de policiais celetistas, o que reforça ainda mais a possibilidade do remanejamento dos PM´s. Na opinião de alguns policiais o remanejamento trará perdas consideráveis ao serviço do Ronda. Tentamos ouvir o Ten. Cel. Costa Lima mais até o fechamento da reportagem não obtivemos resposta.


Tiago Mendes