Em solenidade nesta quarta-feira (14), no Palácio de Karnak, o governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) lançou a campanha "Piauí sem Homofobia". No evento, o gestor revelou já ter sofrido discriminação na política e sabe o tamanho da dor de alguém que é vítima de preconceito.
Fotos: Kalberto Rodrigues/CCom
"Já fui discriminado na política também e sei o quanto isso dói", declarou o governador, afirmando não aceitar nenhum tipo de preconceito.
"Precisamos acabar com a discriminação e combater esses crimes contra os cidadãos LGBT. É hora de dar um basta para isso, acho que cada pessoa tem e deve ter o direito de escolher sua orientação sexual, a nós cabe lutar para que cada um seja tratado como um cidadão com direitos e deveres", acrescentou Zé Filho.
O evento contou com a presença de autoridades e grupos que lutam contra violência e discriminação sexual. O objetivo da campanha é divulgar de forma ampla o apoio aos que sofrem preconceito e mostrar que todos são cidadãos e merecem respeito. Foi lançado o Guia de Orientação à Cidadania LGBT, que deve servir de ferramenta de auxílio na luta contra a discriminação.
Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, ressaltou a abertura do Karnak para discutir o tema. “É a primeira vez que um governador defende e mostra que apóia a causa”, afirmou.
Jovana Baby, líder do movimento LGBT na região de Picos, destacou o ato. “O senhor é um cara corajoso, podemos colocar que o Piauí agora faz parte de um grupo de estados que respeitam de fato as causas do movimento LGBT, isso já acontece em São Paulo, no Rio de Janeiro e agora posso dizer que meu estado defende e mostra que está a favor das nossas causas”.