A estrutura administrativa do governo deve sofrer novas mudanças nos próximos dias. Algumas secretarias, como a de Projetos Especiais, Educação, Articulação Política, Juventude, Segurança e Cidades, devem ter novos titulares ainda nesta semana. A informação, porém, ainda não foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social do governo.
A Assessoria de Projetos Especiais, que hoje é comandada por Clodomir Paz (PSL), deve ter o senador João Alberto (PMDB) como o novo titular da pasta. Com a saída de João Alberto do Senado Federal, o suplente Clóvis Fecury (DEM) assumirá a vaga de senador pelo Maranhão.
Em conversa por telefone com a reportagem de O Imparcial, o senador João Alberto confirmou que existem movimentações em torno da cotação do seu nome para assumir a Assessoria de Projetos Especiais. De acordo com o senador, a definição deve se dar até amanhã.
João Alberto deu sinais de que as movimentações irão se concretizar e declarou que recebeu sim um convite da governadora Roseana Sarney (PMDB), afirmando que já tomou providências de recusar a indicação da presidência da CPI da Petrobrás para se preparar para voltar ao Maranhão. “Recebi o convite da governadora. Estou tendencioso a aceitar. Recusei a indicação para assumir a presidência da CPI da Petrobrás para poder voltar ao Maranhão”, afirmou o senador.
Articulação política
Para a secretaria de Articulação Política que estava sem titular, o advogado Márcio Coutinho deve ser confirmado o secretário. Ele era pré-candidato a deputado federal, porém enfrentava sérios problemas na condução de sua viabilização. Por ser advogado da família Lobão, os demais pré-candidatos achavam que ele tinha muitos privilégios.
Educação
Uma das pastas mais importantes do governo, a secretaria municipal de Educação, terá Danilo Furtado já participou de outros governos da governadora Roseana Sarney, onde chegou a desempenhar a função de gerente de Desenvolvimento Humano e de Indústria e Comércio.
Atualmente Danilo Furtado estava trabalhando no Ministério de Minas e Energia, mas deverá assumir a secretaria de Educação nos próximos dias. O secretário de Planejamento, João Bernardo Bringel, era quem estava também respondendo pela Educação.
Juventude
O destino da Secretaria de Estado da Juventude também ainda é incerto. Atualmente ela não possui titular e está sob os cuidados de um dos secretários adjuntos, Baltazar Garcia. O ex-secretário de Juventude, Paulo Marinho Jr, se desincompatibilizou ainda no prazo previsto pela legislação eleitoral para, provavelmente, concorrer a um cargo eletivo em 2014.
Atualmente, um dos nomes fortes para concorrer ao cargo de secretário de Juventude é o de Assis Filho, presidente da JPMDB/MA. O líder da juventude peemedebista já foi secretário adjunto da pasta e foi indicado por alguns dos membros da cúpula do governo para assumir a pasta.
A segurança
Depois de um desgaste na Secretaria de Segurança com o ex-secretário de Segurança, Aluísio Mendes (PSDC) e com a saída dele no prazo de desincompatibilização eleitoral, a governadora Roseana Sarney nomeou provisoriamente o secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), para também responder pela pasta de Segurança.
Porém, agora a situação deverá se estabilizar com a indicação e provável nomeação do sub-delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Affonso Júnior, na secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
Cidades
Outra novidade é a provável nomeação de Fredson Froz na Secretária de Cidades. Fredson foi secretário de Juventude do município de São José de Ribamar. A indicação de Froz é a segunda oriunda das lideranças de São José de Ribamar, já que recentemente assumiu como adjunto da secretaria de Articulação Política o economista Rodrigo Valente, que também já compôs a administração da prefeitura de São José de Ribamar.
Fonte: O Imparcial