Unidades Básicas de Saúde de Parnaíba voltaram a receber os medicamentos para tuberculose que estavam com atraso. Por alguns dias a medicação não esteve disponível nos postos devido a não entrega de remessa satisfatória ao município. O problema ocorreu em diversos estados e foi justificado em nota pelo Ministério da Saúde que teve um problema com o laboratório produtor do medicamento.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde este tipo de medicamento não é disponível para venda nem mesmo para a administração municipal. O problema ocorrido no laboratório afetou a produção e abastecimento, de responsabilidade do Governo Federal, e o recebimento e distribuição aos municípios, de responsabilidade do Estado. O mesmo acontece com a distribuição das vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde.
Ao município cabe apenas a obrigação de fazer a requisição do medicamento e dar acompanhamento médico ao paciente. Apesar do imprevisto, Parnaíba vem executando sua função com responsabilidade e já é referência no controle da tuberculose.
Ascom