terça-feira, 18 de março de 2014

Renúncia do delegado Rodrigo Moreira de seu cargo reflete a crise na segurança pública do Piauí

Delegado Rodrigo Moreira / Foto: Tiago Mendes

A segurança pública do estado do Piauí não vai muito bem, e, em Parnaíba a situação é ainda pior, pelo menos para nossa realidade que mudou da água para o vinho.

Acompanhei nos portais da cidade o que o Delegado Regional da Polícia Civil Rodrigo Moreira anunciará na próxima quinta-feira sua renuncia do cargo de delegado, o que já era esperado. Imaginemo-nos em seu lugar o que poderíamos fazer de mãos e pés atados? Essa é a situação que enfrenta o delegado, na semana passada mostramos no jornalismo da TV Cidade Verde a superlotação das delegacias de Parnaíba que ocorreu devido a falta de capacidade da Penitenciária Fontes Ibiapina, de abrigar novos detentos, uma verdadeira bola de neve que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, e só agora explodiu. Antes de Rodrigo Moreira, o ex-delegado Cadena Júnior havia conversado formalmente com o Promotor de Justiça de Parnaíba Antenor Filgueiras foi feita uma vistoria para na penitenciária e chegou-se a conclusão, Parnaíba precisa de uma penitenciária de verdade feita nos padrões exigidos pelo sistema prisional brasileiro. O Promotor ingressou ainda em 2012 com uma ação Cível na justiça pedindo a imediata construção de um presídio adequado para atender a demanda, a ação ainda aguarda um parecer dos juízes.

Mas o fato é que esse estopim só está vindo à tona, por causa de uma coisa irresponsabilidade do Estado, se não vejamos, não teve tempo suficiente para providenciar  um mapeamento da segurança no Piauí ao longo dos últimos anos? E, olha que a segurança é uma das pastas que mais arrecadam no Piauí. Ou seja, o órgão que é responsável por assegurar alguns “direitos” do cidadão, não cumpre com em sua totalidade com seus deveres, o resultado é isso que estamos vendo, penitenciária cheia com o dobro de sua capacidade, joga os presos para as delegacias que rapidinho também lotaram e já não suportam abrigar um preso sequer. Perguntar não ofende, onde é que a polícia vai colocar os acusados de cometer delitos nos próximos dias?

A coisa está feia, a ponto de o próprio delegado assumir a possibilidade de  qualquer hora acontecer uma rebelião, onde provavelmente teremos como vítimas os vizinhos destas delegacias, é hora de alguém parar para pensar nessa possibilidade, e,  melhor, encontrar uma solução para o problema. Chega a ser hilário ver o vizinho estado do Maranhão ter a verba da construção de um presídio em sua capital São Luís retirada por falta de projeto, enquanto aqui o que não falta é lugar para se planejar, e nem uma coisa, e, nem outra.

O delgado age com razão se eu não posso fazer nada porque estou sem condições para fazer, o mais justo é renunciar, a ter que ser chamado aos quatro ventos de culpado pela situação, e, olha que essa Polícia Civil em Parnaíba tem sido heroína, em 2013 o efetivo de  delgados que atuavam na cidade eram 6 nesse ano caiu para 4, com a saída do Regional ficarão 3, um para cada delegacia? Fora a falta de equipes de investigação que também foram reduzidas.

Diante do caos até o poder legislativo entrou no assunto, através do vereador Carlson Pessoa (PSB), a câmara aprovou o pedido de audiência pública para a próxima semana onde será feita a discussão para encontrar uma solução para o problema, os convidados serão diretores de órgãos de segurança. Agora entendemos os motivos do Delegado Rodrigo Moreira.


Tiago Mendes