As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), áreas delimitadas onde empresas exportadoras recebem benefícios administrativos e tributários, receberão consultoria da Agência de Promoção de Exportações no Brasil (Apex-Brasil), em assuntos como estratégia comercial e atração de investimentos.
A parceria foi anunciada durante a Reunião Técnica do Conselho Nacional das ZPEs (CZPE), o evento reuniu os administradores das ZPEs brasileiras em Brasília, durante os dias 27 e 28 de novembro.
De acordo com o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, Apex-Brasil irá elaborar um estudo mercado, direcionado para cada Zona, baseado nas matérias-primas existentes e os mercados consumidores potenciais para cada uma.
Para Gustavo Sabóia Fontenele, secretário executivo do CZPE, o objetivo da parceria com a Apex-Brasil é ajudar na elevação do nível de competitividade das ZPEs. Segundo ele, a primeira atividade conjunta envolvendo a agência e os administradores das Zonas de Processamento deve ocorrer em janeiro de 2013. "A Apex-Brasil dará um amparo técnico, logístico", disse.
No evento, os administradores também discutiram sobre formas de linhas de financiamento e foram apresentados a empresas de consultoria. Em dezembro, um representante da empresa de consultoria Price virá ao Piauí para dar início a um serviço de prospecção de investidores e estruturação interna da ZPE Parnaíba.