quarta-feira, 26 de março de 2014

O duelo entre PT e PMDB no Piauí já começou


Com a aproximação da posse do próximo governador do estado do Piauí Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) prevista para a próxima semana, e, com o atual episódio da dança das cadeiras na câmara municipal de Parnaíba, fica evidente que Zé Filho será candidato à reeleição.

Zé Filho (PMDB)

As atitudes mostram do vice governador mostram que há uma intenção de fortalecer sua equipe de governo, esta, por sua vez que deverá marchar com ele na campanha eleitoral deste ano, Zé Filho articula alianças políticas desde 2011, após sua ascensão à presidência da FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), nomes fortes como o do ex-governador Freitas Neto que também faz parte da alta cúpula da FIEPI já está cotado para fazer parte do governo Zé Filho, o que deixa claro que essa articulação não foi feita para durar apenas 9 meses de governo como acredita-se que assim seja. Aqui na região norte do estado, por exemplo,os  nomes cogitados para compor o time de Zé Filho são de Mirócles Veras que é o Presidente da ZPE de Parnaíba e coordenador do PAC, ele deve assumir uma das secretarias de primeiro escalão do novo governo, quem também está cogitado para compor a equipe de Zé Filho é o vereador Carlson Pessoa que deve se afastar nos próximos dias para assumir um cargo ligado à comunicação pelo fato de ser jornalista e um dos mais importantes aliados do próximo governador na região norte.

Fora os nomes que citei aqui ainda são muitos que deverão seguir o novo governador, em governo e em campanha, daí, vem a certeza de que a essa altura do campeonato onde o nome do Deputado Federal  Marcelo Castro nem é mais tão comentado assim como o pré candidato do PMDB ao governo, Zé Filho é candidato à reeleição.

O desejo do PT em voltar ao poder

Wellington Dias (PT)

Quem também não fica atrás é o Senador Wellington Dias (PT) que já se articula em quase igual período do atual vice-governador do estado, o pré- candidato do PT ao governo do Piauí tem buscado o apoio de muitos prefeitos, além de sua militância que o acompanha.

O PT deixou de ser governo quando elegeu Wilson Martins (PSB) iniciando um novo ciclo político no estado, e, agora tem a chance de retornar com a candidatura de Wellington Dias que aparece como favorito nas pesquisas eleitorais divulgadas recentemente. Embora as convenções políticas marcadas para o mês de Junho ainda não tenham uma preliminar das coligações, alguns partidos já são tidos como certo como aliados do PT, são eles: o PP do senador Ciro Nogueira e o PTB de João Vicente Claudino. O PT e o PMDB são aliados a nível nacional, mas no Piauí estarão em lados opostos, dois gigantes se enfrentarão a partir de Julho quando começa a campanha eleitoral, e, até agora o que se sabe é que essa disputa não será fácil.

Tiago Mendes