segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TV flagra crianças no lixão mesmo com fiscalização da prefeitura

Após denúncia do Ministério Público de que haveriam crianças disputando comida com urubus no lixão de Paraíba, a TV Cidade Verde voltou ao local e constatou que, mesmo com a fiscalização da Prefeitura, ainda há menores de idade no local.

Criança de vermelho tentou fugir das câmeras

Os agentes de fiscalização questionaram a presença da equipe, mas se recusaram a gravar entrevista. Assim que a TV chegou foi possível perceber um menor se escondendo da câmera. 


Uma das catadoras afirmou que era comum ver crianças trabalhando no lixão, inclusive o filho dela. "Ele vinha para me ajudar, porque eu sou sozinha no mundo para criar meus filhos, mas agora ele fica em casa cuidando da casa com minha filha", admitiu.


Outra catadora mostrou para a TV restos de alimentos colhidos no lixão que serão levados para casa, escaldados e inseridos na alimentação familiar. 


A conselheira tutelar Cleonice Matos enfatizou que a presença de crianças nesse tipo de trabalho é considerada crime. "Isso é exploração", acrescentou.


Na semana passada, o Ministério Público apurou denúncia e constatou que crianças estavam disputando alimentos com urubus no lixão de Parnaíba, na BR-402. Representantes do MP que estiveram no local viram menores de 3 a 10 anos trabalhando.


As famílias serão chamadas para prestar esclarecimentos e soluções, em reunião na próxima quarta-feira (30).

Jordana Cury
Com informações de Tiago Mendes
jordanacury@cidadeverde.com