segunda-feira, 10 de junho de 2013

Imprensa nacional destaca queda na popularidade de Dilma Rousseff


Mesmo aparecendo como favorita na disputa eleitoral de 2014, a presidenta Dilma Rousseff (PT), sentiu um significativo abalo em sua popularidade com a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (09), o sinal não é positivo, mas ainda cabe recurso para reverter o quadro.

A queda na popularidade de Dilma é a mesma queda na popularidade do PT, ora, a presidenta é a mais forte representação da sigla depois do ex-presidente Lula, que também vem sofrendo ligeira queda em sua popularidade, que para alguns parecia ser  “ intocável ”. No caso de Dilma, mesmo com o poder executivo nas mãos para baixar as taxas de energia elétrica, ampliar os programas de habitação e aumentar a distribuição de renda, um fator que causou toda essa mudança, chama-se inflação. A inflação que derrubou oito pontos da popularidade da petista, o que pode ser um início de campanha perigoso para o governo.

Embora apareça em primeiro lugar segundo a pesquisa, a presidenta Dilma viu o seu principal adversário Aécio Neves (PSDB), crescer com o episódio, como uma ironia do destino foi o partido de Aécio, que deu um freio na tão temida inflação na década de 90, onde o Brasil via surgir o Plano Real moeda oficial do país. Foi também o PSDB o partido que tornou realidade o hoje Bolsa Família, criado pelo ex-prefeito tucano Marcone Perillo, na época com o nome Bolsa Escola. Antes de ser governo o PT na pessoa de Lula criticou os programas sociais, mas mudou o discurso ao chegar no poder (Assista o Vídeo).



Na verdade a maneira de administrar dos dois partidos é muito parecida, o PSDB criou quase tudo que hoje o PT diz ser dono, mas como o forte dos petistas é o poder do marketing criou-se em dez anos de governo, uma ditadura partidária que silenciosamente avança rumo ao controle absoluto, o que não é bom. Com a aproximação do ano eleitoral, as novas lideranças dos partidos PSDB, PSB e a Rede que já sinalizam uma disputa natural podem salvar o processo democrático do Brasil, até porque não é o PT o único que partido que tem capacidade de governar uma nação, a prova disso é o começo da resposta mostrado na pesquisa.