terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Maternidades e Justiça Lançam em Parnaíba o Sistema Interligado de Registro



A maternidade Dr. Marques Bastos em Parnaíba sediou nesta segunda-feira (28), a reunião que lançou oficialmente o serviço integrado de registro civil.

A parceria entre o conselho de justiça do estado do Piauí com as maternidades de Parnaíba, abrem caminho para uma conquista regional, já que o objetivo é assegurar no mesmo dia do nascimento de um bebê, o registro civil que é direito de todo cidadão brasileiro. Representantes de outros hospitais como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, participaram da reunião onde foram informados sobre o novo sistema de emissão do documento.



Os órgãos envolvidos nesse trabalho são: Corregedoria Geral de Justiça, Vara de Registros Públicos, Oficiais do Registro Civil e seus prepostos designados a operar nas unidades interligadas e, agora as maternidades interligadas aos cartórios. Com o programa, cada maternidade terá diariamente um funcionário dos cartórios com acessos exclusivos ao sistema de registro.



Autoridades como o Juiz do Conselho de Justiça Raimundo José, a deputada estadual Juliana Moraes Souza, a primeira dama do município de Parnaíba e secretária do desenvolvimento social e cidadania Flaviana Véras além de representantes da SASC, conheceram as instalações do complexo tSPMIP e suas obras, o diretor administrativo da instituição Mirócles Veras, apresentou para as autoridades presentes, o novo centro de terapia semi-intensiva para recém nascidos que conta com um total de 10 leitos para atendimentos.

Em janeiro de 2012, o serviço já era realidade na capital Teresina, como a meta é inaugurar mais de 30 pontos em todo o estado, foi inaugurada a de Parnaíba e, ainda no primeiro semestre deste ano serão inauguradas outras, o projeto deve ser concluído em 2014.

Tiago Mendes / Portal F5