segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Falando em turismo, a quem eles pensam que estão enganando?


O avanço de dunas de areias na pista, já se tornou uma novela repetida, onde os “atores” costumam falar um texto que todo mundo já sabe. É sempre a mesma ladainha “Quem tem que limpar são as prefeituras” contam.

Esse negócio de ficar passando a responsabilidade para outros, é coisa de quem nunca teve preparo na vida. Se não, vejamos, até poucos dias, o então secretário estadual de truísmo do Piauí Flávio Nogueira, dizia em entrevista à uma TV da capital, que o estado é um grande incentivador do fortalecimento do turismo, mas, que a limpeza de toda a orla de praias, cabe às prefeituras. Ora, se o estado tem tanto interesse em desenvolver o turismo de maneira coletiva. Porque não seguir o exemplo do vizinho, Ceará, que todos já estão cansados de ouvir falar?..

É o único estado por onde se pode copiar no nordeste um comportamento maduro de se fazer gestão pública. Não custa lembrar, no Ceará, quando termina a política, os palanques se desfazem, e os políticos eleitos, sejam de lado A ou B, se somam em favor do desenvolvimento do estado. No Piauí, a demagogia continua correndo nas veias das raposas velhas, aquelas que discursam uma coisa e acabam fazendo outra, completamente diferente do que vivem a pregar.


Para não fugir do assunto, é hora de cobrar dos políticos do estado e dos gerentes de órgãos ambientais, uma postura mais firme e consistente, no que se refere às dunas que estão em constante avanço na pista da PI 116 em Luís Correia. A recém chegada gestão da SEMAR (Secretaria do Meio Ambiente) a própria secretaria de Turismo do Estado, enfim, os que querem de fato, trabalhar em prol do desenvolvimento verdadeiro para o Piauí.

A prefeitura de Luís Correia, tem feito o papel de muitos órgãos, por semana, são enviados pelo menos três máquinas para remover a areia da pista que dá acesso às praias de Macapá e Maramar. Se houvesse interesse real, dos que vão para a TV falar que estão desenvolvendo o turismo, quando na prática, a população enxerga o contrário, o turismo seria motivo de orgulho para o Piauí, e só não está pior porque as prefeituras de Luís Correia, Parnaíba e Cajueiro da Praia, acabam fazendo o papel do governo e seus órgãos ligados ao setor.


Nesta queda de braço, brincadeira de “menino traquino” quem sai perdendo é o Piauí, é que na tentativa de tentar beneficiar alguém, o autor da brincadeira perde feio pro seu vizinho, que dá gargalhadas ao ver que nem todos da vizinhança, descobriram a receita do desenvolvimento.


Por: Tiago Mendes
Fotos: Kairo Amaral