quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aprovado na Câmara PL que institui o dia do Maçom em Parnaíba


A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão ordinária de 04 de fevereiro do ano 2015, o Projeto de Lei de autoria do vereador Reinaldo Filho (PP), que institui em Parnaíba o dia do Maçom.

O dia do Maçom é comemorado no Brasil na data de 20 de agosto, mas tem em cada estado da federação sua particularidade, a exemplo do estado de Minas Gerais onde o decreto foi assinado pelo então governador Eduardo Azeredo, em São Paulo o governador Geraldo Alckmin assinou em 2004, o decreto instituindo a semana da maçonaria que é comemorada de 20 à 27 de agosto.

Discutindo o Projeto de sua autoria, o vereador Reinaldo Filho defendeu que em Parnaíba a Maçonaria tem sua história na construção de uma sociedade mais justa “ nós maçons, fazemos parte da construção de uma sociedade cada vez melhor, a maçonaria já prestou inúmeros serviços sociais para as famílias de Parnaíba, por isso no meu entender merece esse reconhecimento ” destacou Reinaldo.


Historicamente a maçonaria está à frente dos grandes feitos em favor da humanidade, aqui no Brasil lutou pela independência do país, combateu a ditadura e a corrupção política (Bandeira que levanta até os dias de hoje). Grandes nomes da nossa história estão ligados à ordem, entre eles D. Pedro I, Tiradentes, Luiz Gonzaga entre outros.

Sua principal filosofia baseia-se na trilogia “ Liberdade, Igualdade e Fraternidade ”  lema herdado do movimento francês que libertou o povo oprimido em busca da Paz Universal.

Depois de ser aprovado na Câmara o Projeto de Lei, segue para o executivo onde aguarda a sanção do prefeito Florentino Neto (PT). O autor do Projeto pretende reunir os membros de todas as Lojas Maçônicas de Parnaíba para comemorar a conquista.


O Venerável Mestre Denys do Espírito Santo da Loja Mestre Francisco Correia nº 07, a segunda loja maçônica fundada em Parnaíba, mostrou-se satisfeito com o resultado apresentado na Câmara Municipal “ para nós é mais do que gratificante poder contar com esse reconhecimento, isso na verdade ajuda a sociedade a nos conhecer melhor, e, assim quebrar toda uma visão equivocada que alguns ainda tem da nossa ordem ” ressaltou Espírito Santo.


Tiago Mendes