domingo, 9 de agosto de 2015

Zé Hamilton “Não é momento de falar em política”


Em entrevista ao Jornal da Costa Norte desta sexta-feira (07), o Deputado Estadual Zé Hamilton (PTB), respondeu perguntas que foram elaboradas pelo jornalismo da TV Costa Norte e pelos telespectadores, que participaram pelo telefone.
O deputado começou respondendo perguntas relacionadas à crise econômica do país, ele disse que o Brasil vive uma crise não só econômica, mas sobretudo, uma crise política “O momento é para buscar soluções que ajude o país a sair desse cenário” destaca. Zé Hamilton lembrou que as frequentes notícias de escândalos no governo federal, devem ser apuradas pelos órgãos responsáveis “Quem tiver de ser punido será punido, isso é a Justiça quem vai determinar” disse o deputado, ao apontar que toda a discussão política gira em torno das denúncias, o que para ele deve ser deixado apenas para a Justiça.
zh3
Hamilton também falou de sua proposta apresentada na Assembleia Legislativa ainda nesta semana, onde o parlamentar sugeriu que fossem atualizadas algumas normas da Legislação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O deputado usou como referencia dados da década de 90, onde o estado do Piauí chegava a produzir mais de 80 mil litros de leite por dia, na época o maior produtor. Hoje o estado produz bem menos que isso, e fica atrás do vizinho estado do Ceará que produz mais de 1 milhão de litros de leite por dia.
zh4
O deputado alertou ainda, que a arrecadação do Piauí neste setor cobra apenas 15% do valor do produto que é comercializado no estado, o que facilita a importação do produto vindo de estados como Goiás. Enquanto que no Ceará é cobrada a taxa de 45% “Acontece que enquanto o Piauí permanecer nesta faixa permitindo o crescimento de empresas de fora, tendo aqui grande fonte, nós corremos o risco de não ter a permanência do homem no campo” enfatizou.
Em uma conversa com o governador Wellington Dias (PT), o deputado mostrou que cerca de R$ 2 Milhões em receitas para o estado deixam de ser arrecadadas por mês, e que a atualização sugerida pelo seu requerimento seria uma solução para ampliar investimentos no setor.
Sobre a política, o ex-prefeito preferiu não comentar a gestão municipal, porque segundo ele estaria fazendo comentários inoportunos “Eu quando deixei a prefeitura, deixei de vez, não tive e nem tenho nenhum problema com ninguém lá e acho que não é hora para falar sobre isso, haverá o momento certo” destacou. Sobre possíveis indicações de um vice na chapa com o prefeito Florentino Neto (PT), ou até uma possível candidatura própria, Zé Hamilton, não mostrou interesse em opinar e participar como candidato da disputa pela sucessão municipal.
zh5
Quando se referiu a sua atuação como representante de Parnaíba na Assembleia, o deputado lembrou do compromisso com os mais de 12 mil votos que recebeu em 2014, ao tempo, em que citou o papel dos deputados Hélio Oliveira (PTC) e Juliana Moraes Souza (PMDB) “Nós estamos lá em defesa dos interesses daqui, eu não sou homem de fuxico, não tenho problema com ninguém, o meu compromisso é trabalhar” pontuou.
No final de sua participação Zé Hamilton disse que vai buscar o apoio do governo para resolver problemas como o da lagoa do portinho com soluções eficazes e que possibilitem a recuperação do nível das águas.
Por: Tiago Mendes / Portal Costa Norte