terça-feira, 7 de julho de 2015

A ciclovia em Parnaíba é um avanço, só não vê quem não quer!

Ciclovia sendo implantada na Avenida São Sebastião / Foto: Extraparnaíba

Na manhã desta terça-feira (07), a prefeitura de Parnaíba iniciou a implantação da ciclovia em um dos principais corredores da cidade, a Avenida São Sebastião, ao todo serão 5 Km de faixas, 2,5 em cada sentido.

O objetivo da prefeitura é oferecer ao ciclista, uma via reservada para  quem opta pela bicicleta. Esta ação faz com que Parnaíba dê os primeiros passos nesse sentido, onde os grandes centros urbanos pelo mundo a fora, já adotaram o modelo de ciclovias em pontos diferentes de suas avenidas.

Aumentando a mobilidade urbana, teremos melhores resultados, quando o assunto for estatística no trânsito.  É, bem aqui que eu aproveito para abrir um parêntese. Mal iniciou a obra e a prefeitura foi criticada, por pessoas que se julgam técnicas no assunto. Teve gente dizendo que muitos ciclistas morrerão, pelo fato de que a ciclovia está localizada no lado esquerdo da avenida.

Quem é autoridade no assunto discordou veementemente, estou me referindo ao texto publicado na página pessoal do Comandante da PM em Parnaíba Major Adriano Ursolino de Lucena. Veja o que ele explica sobre o posicionamento da faixa no lado esquerdo:

Nas vias de mão única a localização à esquerda do sentido da via para ciclovia tem se mostrado a escolha mais acertada. Vejam só algumas vantagens:

– Evita possíveis conflitos de ciclofaixas ao lado direito;

– Aumenta a visibilidade do ciclista por estar no mesmo lado que o motorista (o lado dele dentro do carro);

– Minimiza conflitos com abertura de portas (praticamente anula);

– Menos conflitos com paradas de ônibus e caminhões (muito menos);

– Os conflitos com o transporte público (tão defendido pela voz da mobilidade sustentável) ficam 
praticamentente nulos.

É bom lembrar que não existem soluções perfeitas, sempre teremos um desejo individual baseado em uma vontade particular que é contrariada quando vivemos em sociedade. Analisar as ciclovias sob o ponto de vista somente do motorista ou somente do ponto de vista do ciclista não é a melhor técnica. 

Os pontos de vistas precisam sempre serem levados em consideração, por outro lado é preciso sempre lembrar que as boas práticas tem demonstrado e confirmado que a solução mais adequada e segura tanto para o ciclista quanto para o motorista para a colocação de ciclovias em vias de mão única é a sua colocação à esquerda do sentido de circulação da referida via.

Adriano de Lucena


Bem aqui eu poderia encerrar o texto, mas me permito dizer diante da crítica pela critica, que se nossa cidade fosse se resumir na mentalidade medieval de quem é contrário ao desenvolvimento. Parnaíba não teria Shopping porque iria desmatar áreas verdes, não teria Avenidas porque prejudicaria a fauna, ou seja, tudo quanto é canto deste mundo tem o direito de expandir a qualidade de vida, Parnaíba não. Se o prefeito faz, falam mal, se não faz, aí é que falam mesmo. Falando bem ou mal, o importante é fazer. “Quem sabe faz hora, não espera acontecer”.





Neste vídeo a seguir, fiz minha análise no local, e concordo com o ponto de vista do Major Lucena

Tiago Mendes