sexta-feira, 26 de junho de 2015

Em carta enviada ao BTM, ex-presidente da APAE Themistocles Gomes questiona acusações de Socorro Paula à sua gestão



Prezado Thiago Mendes,
Ao ler em seu conceituado Blog, as afirmações de um pai sócio da APAE, que certamente sofre hoje, as conseqüências das decisões da atual diretoria, no dia 19, me dirigi à instituição para ouvir dos pais uma palavra, suas opiniões e possíveis sugestões.

Primeiro, quero deixar claro, que apesar de ter apoiado e apontado a atual gestão da APAE, elegendo-a em eleição disputada, NÃO COMPARTILHO EM NADA DAS DECISÕES, SEQUER SOU CONVIDADO PARA AS REUNIÕES, ESTANDO ASSIM, PORTANTO, EXCLUÍDO DOS DESMANDOS ADMINISTRATIVOS PRATICADOS ATUALMENTE. DESDE O INÍCIO DA ATUAL GESTÃO ESTOU AFASTADO E NÃO APOIO AS DECISÕES IRREGULARES QUE ELES TOMAM.

A prática da atual Presidente, condiz com a conduta dos administradores que diante das crises que acontecem no País, e conseqüentemente nas instituições não governamentais, não tem a capacidade para gerar novas idéias, soluções ou eventuais situações, e passam a jogar a culpa na gestão anterior..
Ao longo de minha gestão, a APAE de Parnaíba saiu da inércia, da velha e notória administração que utopicamente usa a família para se perpetuar no poder, ou então, vive buscando enganar aos outros com a expectativa de que Deus venha do céu para pagar contas do exercício financeiro da ONG, ou ainda, quem sabe, aos olhos dos mais humildes, garantir nas doações que por acaso possam existir, uma passagem para a vida eterna...

As instituições do terceiro Setor não podem mais viver só de caridade. E em nossa gestão, quando administrei a APAE, fizemos com que ela se tornasse uma referência, tendo sido apontada por três vezes para o Prêmio Eficiente, que premia as melhores ONGS do Brasil. A APAE que a maioria do povo de Parnaíba conheceu até os idos de 1996, era uma instituição de caridade, talvez capitaneada por uma família, como diz a atual presidente. Quando passamos a atuar, a APAE tomou nova cara, novos rumos. Várias são as transformações hoje percebidas.

A venda do terreno se deu sem o conhecimento de centenas de sócios, inclusive, EU, diretor eleito na condição de Conselheiro Consultivo da atual gestão, NUNCA FIU INFORMADO, da mesma forma  que centenas de pais. A pergunta agora é: Por quanto foi vendido? Para quem? Qual o destino do dinheiro? Dá prá mostrar o destino dos valores? Quais foram os direitos trabalhistas pagos? Quem fez as demissões dos funcionários? Com que propósito? Eles tiveram seus valores questionados na Justiça pagos?  

Todos os funcionários que demiti por motivos óbvios, foram pagos os valores imediatos ou em acordo. Quanto aos atrasados valores recolhidos ao FGTS e outras obrigações sociais, infelizmente são comuns nas instituições filantrópicas no Brasil. Basta ver hospitais fechando em vários estados. Aqui, de forma exitosa, sempre consegui, com as autoridades FINANCIAMENTO, sem precisar vender o patrimônio dos pais e alunos da APAE. Fica a indagação, porquê eles não conseguem?  

A verdade, é que o  consultório odontológico, adquirido em nossa gestão, está abandonado, e jogado ás baratas, por pura falta de experiência e competência, pois o que sabemos através dos pais , e constatamos, é que está jogado em uma sala, desde janeiro do ano passado, quando saímos da instituição.E tem mais, a empresa que vendeu, sempre se colocou à disposição da APAE para todo tipo de negociação, mas as prioridades da atual gestão da  APAE são outras..querem justificar afirmando a contratação  de Neurologista..Ora, o que tem uma coisa com a outra? Quando contratei os profissionais da clínica de reabilitação não precisei demitir ninguém e nem fechar outros postos de prestação de serviços na APAE de Parnaíba.

A quadra  Poliesportiva da APAE, construída em nossa gestão, ao contrário do que ela afirma, foi construída com material de primeira qualidade, das melhores empresas do Brasil e do Piauí.Toda a cobertura foi comprada de São Paulo, e recebeu tratamento de tinta e produto  especializado para proteger o material empregado na construção, cuja maior prova, é que nossas gestões, todos os anos fazíamos revisões e manutenções. Infelizmente, o início do ano, após 8 anos, na atual gestão, várias telhas se soltaram e afirmo aos Parnaíbanos que a atual condição de preservação e manutenção, merece atenção especial, pois EU constatei em loco, que estão em estado de risco. Qualquer um pode constatar a minha afirmação ..basta se dirigir a quadra atualmente...

O CPA CENTRO DE PRODUÇÃO ARTESANAL, criado em nossa gestão, foi fechado sim. Dezenas de pais perderam um espaço para o desenvolvimento e oportunidades de empreendedorismo com chances de entrar no mercado de trabalho pessoas com deficiência e seus familiares, além de ser complemento terapêutico para os alunos e clientes da clínica.Lamentável afirmação da atual gestora. Deixando claro, a ultrapassada forma administrativa. E fica a pergunta? Existe espaço próprio na clínica para atendimento em Fisioterapia? Porquê ela na tal gestão de merecimento não resolve? Tá faltando o quê? É tipo destruindo um espaço para construir ou adaptar algo em detrimento do fator humano de enxergar o ser humano na sua transversalidade, seja deficiente ou não? Quem disse que a comunidade não deve participar da vida ativa dos Projetos da APAE?

Quanto ao Ônibus Escolar, adquirido em nossa gestão, não estar fazendo o transporte dos alunos, certamente vem da incapacidade (ou credibilidade) da atual gestão de fazer parcerias com os gestores do município ou do Estado? Qual a causa?

O ônibus trazia os alunos para a Escola Inclusiva e Clínica, é verdade. Pois sempre fui consciente da situação dos Pais e suas famílias em minhas gestões. Aliás, eu ia nas casa de muitos pais, e tínhamos o Projeto Família Inclusiva, em nossa gestão, que foi desativado.

É uma pena, o que a Presidente Socorro Paula quer fazer ao imputar a nossa  gestão, que é reconhecida por todos os pais, como extremamente positiva, as inverdades proferidas por ela. Não é assim que se trata a parceria, as ações administrativas, as decisões, os planos , os projetos e a visão administrativa NAS NOSSAS GESTÕES QUE REALMENTE DESENVOLVERAM A PAE. E tem mais, na minha última gestão ela era Superintendente da instituição, e nunca falou nada. Aprovou as minhas contas e atas da gestão, e nunca disse nada...Concordou com tudo..e agora quer justificar as PEDALADAS da atual gestão usando o meu nome.

Seria bom que eles analisassem e avaliassem o conteúdo de suas palavras. E que procurem trabalhar, pois a imagem administrativa deles é a pior possível diante da maioria absoluta dos pais e sócios da APAE.

Deixo claro que a gestão anterior da APAE tinha meu CPF como responsável por todos os atos administrativos, e eu os assumo. Mas é importante citar que DEMOCRATICAMENTE todos compartilhavam..até aqueles que não concordavam comigo.

A APAE É DA COMUNIDADE..SE A APAE TEM DONO, OS DONOS SÃO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS.   

Obrigado!