segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O legado deixado por Neta e os desafios de Gustavo Lima à frente da presidência do legislativo

Neta C. Branco (PPS) e Gustavo Lima (PTB) / Foto: Sérgio Ricardo

Na solenidade de posse do novo presidente da Câmara Municipal Gustavo Lima (PTB), foi vista como forte a participação da sociedade no plenário. Pode não parecer, mas as mudanças no jeito de fazer política em Parnaíba a cada dia estão sendo vistas.

O novo presidente que reassumiu o cargo que já havia ocupado em 2011, tem tudo para fazer uma gestão promissora, ele recebe a casa em uma fase boa deixada pela ex-presidente Neta Castelo Branco (PPS), primeira mulher na história política de Parnaíba a assumir o cargo de presidente do legislativo.


Um dos principais desafios de Gustavo será manter ou melhorar o ritmo de aprovação dos requerimentos ao longo do ano, já que desta vez o número de vereadores que ocupam as cadeiras do plenário saltou de onze em sua primeira gestão para 17 atualmente.

Avanços considerados fundamentais para a transparência dos trabalhos na casa estão assegurados, antes de deixar a presidência, Neta inaugurou a era das transmissões via internet com áudio e vídeo de todas as sessões, sem falar de seu bom relacionamento com a imprensa local que facilitou na divulgação das principais ações dos vereadores.

O PTB partido de Gustavo Lima é o que possui maior número de cadeiras na Câmara, e, é sem dúvidas um dos mais importantes aliados do executivo, basta ver a qual partido o vice – prefeito Chagas Fontenele pertence. 2015 dará também o tom de ensaio para as eleições do ano seguinte já que nomes fortes da oposição como o de Carlson Pessoa (PSB), retornam às discussões da casa.

Tiago Mendes