sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mesmo encontrando dificuldades Fátima Carmino foi uma peça fundamental para o tratamento Oncológico em Parnaíba

Vereadora Fátima Carmino responsável pela audiência pública que deu rumo ao tratamento em Parnaíba

Assistindo a estréia do programa Estúdio B apresentado pelo amigo Bernardo Silva, uma palavra do vereador Bernardo Rocha (PSC), me chamou a atenção “ nossa cidade já merecia um local para tratar do câncer, e, agora teremos isso ” disse o convidado.

Vereador Bernardo Rocha (PSC) em entrevista ao Estúdio B

Até aí tudo bem, o que me chamou a atenção é que quando o executivo municipal enviou a matéria para à câmara afim de aprovar um o repasse de R$ 200, 000 destinado para a clínica Dr. João Silva Filho que será responsável por parte do tratamento em Parnaíba, o nobre vereador votou contra a liberação, e, justificou. Disse que o projeto não esclarecia a maneira em que o recurso seria distribuído, alguns colegas da casa acharam um absurdo a postura do PSCista já que a causa defendida é considerada de extrema importância.

Mas o bom dessa história é que tudo no final deu certo, mesmo tendo esse voto contrário, na dúvida a sessão com a fala do vereador foi gravada. Bernardo Rocha elogia, e, faz bem agir dessa forma, mas da mesma forma em que destacamos sua fala de maneira positiva com a causa, não podemos nos acovardar de lembrar que naquela votação o vereador errou.

O fato é que quem abraçou mesmo essa luta, foi a vereadora Fátima Carmino (PT), que buscou o apoio de todos os setores que de alguma forma pudesse colaborar para o resultado positivo alcançado, governo do estado, clinicas particulares de Teresina e da prefeitura, o prefeito Florentino Neto (PT) por sua vez, foi até a capital federal, Brasília, pedir o empenho do Ministério da Saúde  para a causa.

Assinatura do convênio entre prefeitura e clínicas

A cidade teve como resultado, a provação de todas as exigências feitas pelo Ministério da Saúde os técnicos avaliaram as duas clinicas que irão atender Parnaíba e sua macrorregião, e, até o final do ano parte do tratamento entra em ação, foi o que disse por telefone o Secretário estadual de saúde Mirócles Veras, que no dia da audiência pública não se fez presente porque estava cumprindo agenda em Teresina.


A regra para que uma cidade possua tratamento de câncer de acordo com o Ministério da Saúde, é ter pelo menos 500 mil habitantes, Parnaíba possui cerca de 150 mil, mas é cercada por onze municípios da região norte do Piauí, sem contar os municípios dos vizinhos estados do Ceará e Maranhão. Foi desta forma que a vereadora Fátima Carmino argumentou a quantidade de pacientes que precisam do tratamento, evitando o tão cansativo deslocamento de 345 Km para Teresina.