domingo, 20 de julho de 2014

A importância de escolher políticos conterrâneos para nos representar


Na campanha eleitoral se iniciou neste mês, vários nomes que se disponibilizaram para representar Parnaíba e os municípios do norte piauiense foram lançados, o que é bom para o eleitor. O ruim é ver a falta de visão de alguns parnaibanos.

Quanto mais políticos representarem uma determinada região, melhor será para o desenvolvimento dela, sim, porque a convivência dos mesmos os faz melhores representantes por conhecerem melhor os problemas da região. Algumas pessoas sabem o quanto isso diferencia candidatos conterrâneos, de outros tidos como “forasteiros”, por exemplo, nos últimos 3 anos e meio, apenas uma deputada estadual representou a região norte na assembléia legislativa, a hoje primeira dama do estado Juliana Moraes Souza (PMDB), mais recente a volta do tucano Tererê (PSDB), reforçou o quadro de representantes.

Por representar a região houve uma facilidade de que obras melhorassem o dia-a-dia dos norte piauienses, agora, imagine se o número de representantes fosse maior. Sem sombra de dúvidas os resultados seriam melhores e à curto prazo. Quando vejo grupos ligados à um órgão público tentando desqualificar candidatos parnaibanos como os vereadores Ricardo Veras (PTC) e Ronaldo Prado (PTdoB), vejo a falta de respeito e compromisso que essas pessoas tem com a cidade que os abrigam.


Tentar desqualificar um candidato por este não pertencer ao um determinado partido, é achar que toda uma sociedade é burra. Devemos valorizar cada vez mais nossa gente, e, isso tem começar por quem nos representa. Seria capaz você de dar carta branca para um “estranho” ? pois é isso que se deve pensar na hora de escolher um representante político, a hora de avaliar é essa, afinal depois do voto dado, serão quatro anos de atitudes irreversíveis.  

Tiago Mendes