segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dilma e Obama visitam monumento em homenagem a Martin Luther King em Washington


WASHINGTON - Os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, dos EUA, visitaram nesta segunda-feira o monumento ao líder dos direitos civis Martin Luther King, na capital americana. Por cerca de três minutos, Dilma e Obama observaram a estátua esculpida em bloco único, que fica na orla do Tidal Basin, e é guardada por trechos do célebre discurso "Eu tenho um sonho", inscritos em mármore.

Dilma levou a filha, Paula Rousseff Araújo, para o tour, no qual ela e Obama foram guiados por uma guarda florestal do Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos. Obama apontou diversas vezes para a escultura de Martin Luther King e parecia estar dando explicações à presidente, que teceu alguns comentários.

Sob céu azul e calor de mais de 30 graus, Obama, que vestia terno escuro completo, tirou o paletó na metade da visita, ficando apenas de camisa branca. Dilma vestia terninho preto com detalhes brancos. A intérprete destacada para acompanhar os presidentes não teve quase trabalho: à vista da imprensa, Dilma e Obama se comunicaram diretamente.

Segundo a Casa Branca, o monumento a Martin Luther King foi escolhido para que os líderes pudessem "refletir juntos sobre o trabalho em favor da igualdade e da justiça, e contra o racismo e a intolerância". A visita, informou a Presidência dos EUA, também ressalta "os muitos valores compartilhados e fortes laços que existem entre os povos americano e brasileiro".

Dilma chegou pouco antes das 16h30 à entrada principal da Casa Branca, acompanhada de sua comitiva, em dois carros. Ela desceu e foi recebida por Obama, entrando em seguida no carro principal do comboio com ele. Com o trânsito bloqueado, o percurso até o monumento durou pouco mais de cinco minutos.

Obama retornou à Casa Branca e Dilma seguiu para a Blair House, a residência de hóspedes da Presidência dos EUA, onde se hospedaram ela e quase todos os ministros - com exceção de Jaques Wagner (Defesa), Kátia Abreu (Agricultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), que já estavam na cidade cumprindo agenda bilateral.

O presidente americano recebe Dilma e comitiva para um jantar no Salão Azul da Casa Branca às 19h (horário de Brasília). A mesa única terá 22 lugares, para Dilma e Obama e dez funcionários do primeiro escalão.


Fonte: O Globo