quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vereador Ronaldo reivindica salão de velório para famílias de baixa renda


Foram discutidos e aprovados, na sessão da câmara municipal, na noite desta segunda feira, vários requerimentos de autoria do vereador Ronaldo Prado, do PT do B, dentre os quais o que pedia à Prefeitura, a construção de um Salão de Velório Municipal, a fim de que as famílias de baixa renda, sem condições de pagarem salões particulares nas funerárias, possam velar seus mortos em locais adequados. Ele lembrou que o mesmo requerimento foi apresentado na legislatura passada, mas que não obteve resposta.

Lembrando que os salões particulares de velórios cobram em torno de R$ 60,00 por hora, o que é inviável para quem é pobre. Ele falou também da importância que seria, igualmente, o funcionamento de uma funerária municipal nos moldes da que funcionou na gestão do ex-prefeito Mão Santa. Ronaldo Prado, em resposta, disse que atualmente a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedesc) mantém convênio com algumas funerárias, que fornecem o ataúde para famílias comprovadamente de baixa renda.
Em outro requerimento, Ronaldo Prado solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde fizesse estudos, junto ao Ministério da Saúde, para levantar a possibilidade de aquisição, pelo município, de uma Unidade Odontológica Móvel, com o fim de atender aos bairros mais distantes e também a zona rural.

O vereador Carlson Pessoa parabenizou Prado pelo requerimento, ressaltando da necessidade do prefeito pelo menos fizesse funcionar o que já existe no setor, “porque atualmente no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceu), Juvenal Galeno da Silva só há vagas para extração”. Outros vereadores se manifestaram favoráveis à proposta de Ronaldo, destacando a situação de abandono em que vive a zona rural do município, com relação a este tipo de assistência,  carecendo de maior ação do Poder Executivo.


Afirmando atender à solicitação do Bispo Diocesano, Dom Alfredo Shaffler, Ronaldo Prado requereu ainda a recuperação e ampliação da capela existente no interior do Cemitério Igualdade, onde são celebradas missas em dias de finados. A situação da estrutura física da capela, segundo ele, é de precariedade. Ronaldo disse haver recebido essa reivindicação do próprio bispo, no último dia de finados, constatando a necessidade de intervenção da administração municipal. “Há inclusive espaço para ampliação da capela”, frisou.

Fonte: Proparnaiba
Edição: BTM